Você já ouviu bastante o nome de Gabriel Bortoleto em 2024. Em 2025, vai vê-lo entre os 20 melhores pilotos do mundo na Fórmula 1.
Na Sauber, o brasileiro será companheiro de Nico Hulkenberg, que se mostra animado com o futuro colega de equipe.
“Ele obviamente trará seu talento, sua velocidade. Eu sei que você sabe: na Fórmula 3, ele venceu como estreante (em 2023), e na Fórmula 2, no momento, ele está liderando como estreante. Você sabe, isso é impressionante. Parece que ele está aprendendo rapidamente e é capaz de se adaptar à nova situação e a carros novos – o que, você sabe, é muito importante e poderoso na Fórmula 1 também”, afirmou o alemão.
A parceria também agrada a Gabriel Bortoleto, que elogia o novo companheiro – no entanto, sem deixar de acreditar que terá condições de mostrar o que sabe dentro da equipe.
“O Nico provavelmente está na Fórmula 1 antes de eu começar a competir no automobilismo. É um cara que tem mais experiência, que vai poder me ensinar, sem dúvida nenhuma, e é um cara que vai poder liderar a equipe de alguma maneira. Mas isso não significa que eu não vou ter um poder ali dentro, ou que ele vai ter privilégios. De jeito nenhum. Acredito que isso vai depender de resultados dentro da pista“, disse Bortoleto em entrevista exclusiva à Band.
Mas antes de começar a pensar em 2025, Bortoleto ainda tem as duas últimas etapas da Fórmula 2, no Catar e em Abu Dhabi. Piloto da equipe Invicta, ele é o atual líder da temporada, com 169,5 pontos. Seu rival direto pelo título, Isack Hadjar (Campos) tem 165.
Gabriel vem de título como novato na Fórmula 3 em 2023, e também como estreante lidera a Fórmula 2. Poucos conseguiram o feito de vencer as duas categorias logo de cara.
Neste ano, Bortoleto ganhou na Áustria (corrida principal) e na Itália (corrida principal), largando em último em Monza e subindo no lugar mais alto do pódio – um feito inédito. Apenas um gostinho do que podemos sentir em breve com um piloto brasileiro na Fórmula 1.