George Russell é desclassificado do GP da Bélgica e Lewis Hamilton herda vitória

Mercedes do piloto britânico completou a prova abaixo do peso mínimo exigido

Da redação

Uma investigação após o Grande Prêmio da Bélgica deste domingo (28) tirou a vitória de George Russell na prova, por conta de irregularidade na Mercedes do piloto britânico: o carro estava 1,5 kg abaixo do peso mínimo exigido.

Desta forma, Hamilton herda a posição do companheiro de equipe, com Oscar Piastri em segundo e Charles Leclerc em terceiro. Verstappen, o líder do campeonato, pula para quarto.

Segundo documento publicado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), o carro de Russell cometeu uma “violação do Artigo 4.1 do Regulamento Técnico de Fórmula 1”, referentes às regras de peso. O texto é assinado pelo comissário Jo Bauer.

“O combustível foi drenado do carro, e 2,8 litros de combustível foram removidos. O carro não foi totalmente drenado, de acordo com o procedimento de drenagem enviado pela equipe em seus documentos de legalidade”, informa o texto.

"O carro foi pesado novamente nas balanças interna e externa da FIA e o peso era 796,5 kg. A calibração das balanças externa e interna foi confirmada e testemunhada pelo competidor”, completa - o peso mínimo exigido do carro é de 798 kg.

Diante da diferença no peso, o caso foi encaminhado para os demais comissários, que avaliaram a questão e optaram pela punição.


 

Tópicos relacionados

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.