Hamilton, Bortoleto e Senna: interesse por Fórmula 1 no Google dobra em dez anos

‘Retrospectiva Sala Digital Band Google: O que buscamos em 2024?’ destacou interesse de fãs por pilotos dentro e fora das pistas

Por Emanuel Colombari

Em 2024, o Google registrou um aumento nas buscas por Fórmula 1 – o dobro em relação ao volume registrado dez anos antes. E, entre os assuntos mais buscados, três nomes foram protagonistas: Lewis Hamilton, Ayrton Senna e Gabriel Bortoleto.

É o que mostra a retrospectiva Sala Digital Band Google: O que buscamos em 2024?.

O britânico foi responsável pela movimentação de mais impacto na temporada da F1, saindo da Mercedes para se tornar piloto da Ferrari a partir de 2025. Com isso, provocou mudanças em boa parte do grid – a começar pela Ferrari, que perdeu Carlos Sainz para a Williams.

Foi o que o público quis saber. Lewis Hamilton vai para a Ferrari? Sim, a partir de 2025. E quem vai substituir Lewis Hamilton na Mercedes? O escolhido, depois de muita especulação, foi Andrea Kimi Antonelli, italiano de 18 anos que vem de participação discreta na Fórmula 2.

O público quis saber também sobre os títulos de Lewis Hamilton, que completará 40 anos em 7 de janeiro. Ao todo, são sete títulos – que coloca o britânico ao lado de Michael Schumacher como o maior campeão da história da categoria.

Gabriel Bortoleto também caiu nas graças do público, inclusive internacional. Entre os pilotos que estrearão em 2025, o brasileiro foi o mais buscado em 2024, superando Oliver Bearman, Andrea Kimi Antonelli e Jack Doohan.

Vale destacar que tanto Bearman quanto Doohan já disputaram corridas na F1 em 2025, mas ambos como substitutos. Além disso, é importante registrar que o levantamento foi feito antes da confirmação do também novato Isack Hadjar como titular da Racing Bulls em 2025.

Assim, o público quis saber quem é Gabriel Bortoleto, buscando informações sobre o piloto brasileiro. Nascido em Osasco (SP) e criado em São Paulo, mudou-se ainda jovem para a Europa para disputar competições. É filho de Lincoln Oliveira, atualmente CEO da Vicar, a empresa que controla competições como a Stock Car e a Fórmula 4 Brasil, entre outras.

A galera também se interessou pelo currículo de Bortoleto, que entrou na Fórmula 2 em 2024 e foi campeão. Assim, vai para a F1 em 2025 como titular da Sauber.

Ayrton Senna, por sua vez, é um assunto sempre em alta. Em 2024, não foi diferente: o ano foi marcado pelas homenagens pelos 30 anos da morte do piloto e também pelo lançamento da série Senna, da Netflix, que despertou interesse em assuntos menos conhecidos da vida do tricampeão.

O principal: quem foi a esposa de Ayrton Senna? No começo dos anos 1980, antes de estrear na Fórmula 1, o piloto foi casado com Lilian Vasconcellos.

Mais tarde, em 1984, Senna estreou na Fórmula 1. Conquistou três títulos (1988, 1990 e 1991) e morreu em 1º de maio de 1994, aos 34 anos, em decorrência de um acidente sofrido no Grande Prêmio de San Marino.

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais