O Grande Prêmio de Las Vegas de 2023 foi marcado por mais uma vitória de Max Verstappen, a 18ª do holandês da Red Bull no ano. Foi também palco de uma intensa disputa entre Charles Leclerc e Sergio Pérez – o mexicano aproveitou um erro do rival da Ferrari na volta 43 para assumir o segundo lugar, mas levou o troco do monegasco na última das 50 voltas.
Mas foi um incidente no primeiro treino livre que provavelmente mais marcou a lembrança do público naquele final de semana.
Com cerca de 8 minutos, Carlos Sainz passou por cima da tampa de um bueiro na pista e viu o motor de sua Ferrari apagar, provocando uma bandeira vermelha. A organização levou cerca de 10 minutos para retirar da pista o carro do espanhol.
O que parecia uma questão simples, no entanto, provocou alguns problemas.
Por questões de segurança, a organização não reiniciou o treino para resolver a tampa solta e avaliar todos os outros bueiros da pista. “Após uma inspeção da FIA, descobriu-se que uma estrutura de concreto ao redor de uma tampa de bueiro havia sofrido uma falha durante o primeiro treino livre. A FIA está iniciando verificações em todas as outras coberturas do circuito”, informou a Fórmula 1 em comunicado.
O segundo treino livre, que deveria começar à 0h de sexta-feira (horário local, 5h do horário de Brasília), começou às 2h30 (horário local, 7h30 do horário de Brasília) e terminou às 4h, pouco antes da liberação das vias de Las Vegas para o tráfego local.
A Ferrari foi quem levou a pior, frente aos danos causados no carro de Carlos Sainz pela tampa do bueiro. “A situação é que nós danificamos completamente o monocoque, o motor, a bateria. E eu acho que isso é inaceitável”, descreveu Frédéric Vasseur, chefe de equipe do time de Maranello.
Sainz e a Ferrari foram ouvidos pelos comissários, que reconheceram que o dano foi causado em “circunstâncias bastante incomuns” pelo “impacto de um objeto externo”. Mesmo assim, o espanhol foi punido pela troca de peças e perdeu 10 posições no grid – foi o segundo colocado na qualificação, mas largou em 12º lugar. No fim, terminou em sexto.