Diversas personalidades e entidades da Fórmula 1 prestaram homenagens nesta quinta-feira (28) a Sebastian Vettel, que anunciou a decisão de se aposentador da categoria no fim da temporada 2022.
Nas redes sociais, o piloto da Aston Martin, dono de quatro títulos na categoria (2010, 2011, 2012 e 2013) foi lembrado em diversas publicações.
“Seb, é uma honra chamar você de adversário, e uma honra ainda maior chamar você de amigo. Deixar este esporte melhor do que encontramos é sempre o objetivo. Não tenho dúvidas de que, independente do que vier pela frente para você, será empolgante, significativo e recompensador. Te amo, cara”, escreveu Lewis Hamilton (Mercedes) no Twitter.
Mick Schumacher (Haas) também publicou uma mensagem de agradecimento na rede social, lembrando o apoio recebido por parte do tetracampeão ao longo da própria trajetória na F1. O filho de Mick Schumacher é cotado para assumir a vaga de Vettel na Aston Martin em 2023.
“Estou muito triste por você estar partindo, mas ao mesmo tempo empolgado por você e por este novo capítulo em sua vida. Você foi e ainda é uma pessoa muito importante para mim, e eu sou muito grato por nossa amizade”, escreveu Mick. A mensagem foi compartilhada pela equipe norte-americana.
A cúpula da Aston Martin registrou a gratidão a Vettel em comunicado oficial. Lawrence Stroll, diretor-executivo do time, reconheceu que esperava a permanência do piloto, mas fez elogios ao trabalho desempenhado desde o começo de 2021.
“Deixamos claro a ele que queríamos que ele continuasse conosco no ano que vem, mas no final ele fez o que acha certo para si e sua família, e é claro que respeitamos isso”, escreveu Stroll.
"Ele disputou algumas corridas fantásticas para nós e, nos bastidores, sua experiência e conhecimento com nossos engenheiros foram extremamente valiosos. Ele é um dos grandes nomes da Fórmula 1 de todos os tempos e foi um privilégio ter sido capaz de trabalhar com ele”, completou o dirigente, prometendo “uma despedida fabulosa” no GP de Abu Dhabi que encerra a temporada deste ano.
O chefe de equipe Mike Krack também fez elogios, e antecipou a Vettel o crédito ao sucesso que o time espera alcançar no futuro.
“Todos aprendemos com ele, e o conhecimento que adquirimos trabalhando com ele continuará a beneficiar nossa equipe muito tempo depois de sua partida”, afirmou. “Quando nos tornarmos totalmente competitivos - e seremos -, um dos arquitetos desse sucesso futuro será Sebastian, e sempre seremos gratos a ele por isso.”
Elogios de rivais
A Red Bull publicou diversas fotos da vitoriosa passagem do alemão pela equipe. “Obrigado, Seb. Felicidades pelos ótimos momentos e pelos quatro títulos mundiais”, escreveu a antiga equipe do tetracampeão.
O tom foi semelhante na Ferrari. “Foi uma honra compartilhar tantas memórias com você na Fórmula 1. Estamos ansiosos para curtirmos as últimas corridas juntos no paddock. Te amamos, Seb”, escreveu a escuderia italiana, desejando sorte ao alemão nos próximos desafios.
A Alpine publicou fotos de Vettel ao lado de seus dois pilotos, abraçando Fernando Alonso e dividindo o pódio do GP da Hungria com Esteban Ocon. Curiosamente, Vettel foi segundo naquela prova, mas acabou desclassificado.
“Parabéns por tudo que você alcançou e irá inevitavelmente alcançar no futuro, Sebastian Vettel. Uma lenda de nosso esporte”, escreveu o time francês.
A McLaren também destacou “status de lenda” de Vettel. “Parabéns por uma carreira notável, Sebastian Vettel. Um campeão dentro e fora das pistas”, publicou.
Em fotos antigas, a Williams lembrou de testes de Vettel com a equipe em 2005, após o título na Fórmula BMW em 2004.
“Um apaixonado pela história da Fórmula 1 que desfrutou de uma carreira notável. Parabéns por todos os seus feitos, Seb. Aproveite a aposentadoria”, escreveu a escuderia.