Dirigente da Red Bull é advertido pela FIA após comentários sobre Sergio Pérez

Helmut Marko disse que mexicano tem resultados irregulares por ser "sul-americano"

Da redação

Dirigente da Red Bull é advertido pela FIA após comentários sobre Sergio Pérez
Helmut Marko disse que mexicano tem resultados irregulares por ser "sul-americano"
Getty Images/Red Bull Content Pool

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) fez uma advertência formal por escrito a Helmut Marko, consultor da Red Bull, após as declarações recentes do dirigente a respeito de Sergio Pérez, piloto da equipe.

Após o segundo lugar de Pérez no Grande Prêmio da Itália, Marko afirmou que o mexicano tem resultados irregulares por ser sul-americano, sem o mesmo grau de concentração de pilotos como Max Verstappen ou Sebastian Vettel. Vale lembrar que o México é um país na América do Norte.

Diante do tom xenófobo da declaração e da repercussão, Helmut Marko divulgou um pedido de desculpas no site da Servus TV, emissora que pertence ao conglomerado Red Bull GmbH. Além disso, conversou com o próprio Pérez, segundo afirmou o piloto mexicano em entrevista coletiva nesta quinta-feira (14).

Em comunicado, a FIA lembrou Marko a respeito das responsabilidades como figura pública no automobilismo, em acordo com o Código de Ética da entidade. O documento defende que “não haverá discriminação entre participantes de atividades da FIA com base em raça, cor de pele, gênero, orientação sexual, origem social ou étnica, linguagem, religião, opinião filosófica ou política, situação familiar ou deficiência”.

A posição de Marko foi bastante criticada por nomes de destaque na F1. “Posso entender por que as pessoas se ofenderam”, disse Zak Brown, CEO da McLaren. “É importante que, na Fórmula 1, com comunidade, sejamos respeitosos”, concordou Alessandro Alunni Bravi, representante de equipe da Alfa Romeo. “É completamente inaceitável”, criticou Lewis Hamilton, da Mercedes.

Mesmo na Red Bull, o caso repercutiu de maneira negativa. “Aqueles comentários não foram corretos. Helmut rapidamente reconheceu e pediu desculpas publicamente e diretamente para Sergio”, disse Christian Horner, chefe de equipe do time austríaco, à Sky Sports. “Acho que estamos sempre apreendendo na vida, mesmo aos 80 anos de idade. Inevitavelmente, lições foram aprendidas.”

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais