A Red Bull decidiu demitir Nyck de Vries ao constatar a falta de evolução dos resultados do holandês ao longo de dez corridas na AlphaTauri.
A avaliação foi feita por Helmut Marko, consultor do programa de automobilismo da Red Bull e responsável pelas contratações de pilotos na Red Bull e na AlphaTauri. Em entrevista publicada nesta quarta-feira (12) pelo jornal holandês De Telegraaf, o dirigente disse que De Vries foi incapaz que alcançar o ritmo do companheiro de equipe, o japonês Yuki Tsunoda.
“Esperávamos que ele pelo menos igualasse o companheiro de equipe dele, Tsunoda, neste ano. Mas não foi o caso. Na verdade, ele era sempre três décimos mais lento que Yuki. Não vimos melhoria”, disse Marko.
“Tínhamos que fazer alguma coisa. Por que esperar, e por que fazer mais duas corridas, se você não vê qualquer evolução? Nyck é um cara muito legal, mas não havia velocidade ali”, completou.
Segundo Helmut Marko, a decisão de contratar Nyck de Vries como titular da AlphaTauri em 2023 veio após o desempenho dele no GP da Itália de 2022, quando estreou na Fórmula 1 substituindo Alexander Albon na Williams e conquistando o nono lugar. O dirigente afirmou ainda que o currículo do holandês, incluindo títulos da Fórmula 2 (2019) e da Fórmula E (2021), aumentaram sobre ele o nível de cobrança desde o início.
“Ele tem 28 anos, muita experiência, e conseguiu ganhar muito conhecimento como piloto de testes de vários carros de Fórmula 1”, lembrou o austríaco, em referência aos testes de De Vries por equipes como Mercedes, Aston Martin e Williams em 2022. “Não dá para compará-lo com um jovem estreante, em minha opinião. No fim de abril, em Baku, ele começou o fim de semana bem e eu pensei que ele iria melhorar, mas ele bateu de novo. Infelizmente, não fez uma supervolta que realmente nos impressionou.”
Diante da decisão de encerrar o compromisso com Nyck de Vries, a AlphaTauri logo encontrou em Daniel Ricciardo um substituto. Segundo Helmut Marko, o australiano mostrou a performance desejada durante os testes de pneus com a Red Bull na terça-feira (11), colocando-se à altura da vaga.
“Os tempos de volta de Ricciardo durante os testes de pneus, com três conjuntos diferentes, foram competitivos”, disse. “Se Ricciardo não tivesse velocidade, teríamos precisado considerar outra pessoa.”