Diretor da Red Bull admite Liam Lawson como titular em 2025 e cria incerteza entre pilotos

Neozelandês é cotado na Red Bull e na Racing Bulls; enquanto isso, Sergio Pérez e Daniel Ricciardo correm riscos

Da redação

Liam Lawson, Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo (RB) no GP da Arábia Saudita 2024
Getty Images/Red Bull Content Pool

O conglomerado Red Bull GmbH deverá definir nas próximas semanas a situação dos pilotos de suas equipes para a temporada 2025 da Fórmula 1.

Em entrevista publicada nesta quinta-feira (22) pelo jornal austríaco Kleine Zeitung, Helmut Marko afirmou que tanto a Red Bull quanto a Racing Bulls já têm prazos para bater o martelo. E indicou que Liam Lawson, atualmente reserva nos dois times, deve ganhar uma vaga de titular.

“Haverá uma decisão em setembro”, afirmou Marko, consultor de automobilismo das duas equipes. O dirigente ainda garantiu: “Liam Lawson certamente estará em um de nossos carros em 2025”.

Caso Lawson seja de fato confirmado, a principal possibilidade é de uma vaga na Racing Bulls. Assim, um dos atuais titulares – Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo – ficaria sem a atual vaga.

Neste caso, um deles poderia ficar sem vaga no grid, ou poderia ser promovido para a vaga de Sergio Pérez na Red Bull. O mexicano tem contrato assinado até o fim de 2026, mas ainda corre riscos diante da inconsistência dos resultados.

Ricciardo corre risco

Já no paddock de Zandvoort para o GP da Holanda deste final de semana, Ricciardo se confirmou com a possibilidade de ficar novamente fora do grid. O australiano é o 13º colocado do campeonato com 12 pontos, enquanto Yuki Tsunoda é 12º com 22.

“Eu ainda sei que o desempenho é meu melhor amigo. Se eu fizer o que sou capaz, isso me coloca em uma boa condição de permanecer nesta família no ano que vem”, disse, em declarações publicadas pelo site Crash.Net.

Em 2023, o australiano começou o ano como reserva da Red Bull, mas foi promovido a titular da então AlphaTauri após a demissão de Nyck de Vries. No entanto, ao se lesionar em um acidente nos treinos livres do GP da Holanda, foi substituído por Liam Lawson.

“Eu vi Liam no carro ano passado. Ele fez um ótimo trabalho e merece uma vaga no grid. Estou feliz por ele, ele merece”, afirmou. “Não sei o que isso significa para mim. Se eu tiver desempenho, certamente vão achar um lugar para mim em algum lugar.”

A situação de Sergio Pérez

Ao mesmo tempo, existe a possibilidade de Lawson ser promovido diretamente para a Red Bull na vaga de Pérez. Ou de Ricciardo deixar a Racing Bulls para voltar à Red Bull.

Por enquanto, Helmut Marko não dá pistas. Mas já admite que, mesmo confirmado para 2025, o mexicano ainda corre riscos.

“Se Checo entregar consistentemente a sua velocidade normal, ficaremos satisfeitos. Mas ele sempre tem essas oscilações em algum lugar, seja na classificação ou em determinada parte da corrida. A consistência não existe, esse é o problema”, afirmou o dirigente, que prometeu “dar uma olhada”.

Daniel Ricciardo, por sua vez, disse que não descarta, mas não pensa nisso. “Obviamente, eu não recebi um telefonema (da Red Bull). Mas isso é uma coisa para a qual eu me preparei mentalmente.”

No fim de semana do GP da Holanda, Pérez terá um novo engenheiro de corrida: Hugh Bird se afasta provisoriamente sob licença paternidade e será substituído por Richard Wood.

Na Red Bull, Helmut Marko reconhece que a fase da equipe não é boa, e que as atualizações não surtiram o efeito desejado. Por isso, admite que o time deve dar um passo para trás na Holanda.

“Prefiro falar sobre desatualizações”, brincou o dirigente austríaco. “Mas estou otimista. Recentemente, fomos derrotados muito pouco. A qualificação será particularmente importante em Zandvoort. Juntamente com a McLaren estamos certamente entre os favoritos”, acredita.

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