A Haas confirmou, nesta quinta-feira (4), que Oliver Bearman guiará pela equipe americana a partir da temporada 2025 de Fórmula 1. Atualmente na Fórmula 2, o britânico foi contratado em um esquema de vários anos, então a expectativa é de vê-lo guiar pela Haas até, pelo menos, 2026.
Para celebrar a ocasião e dar mais experiência ao jovem piloto, a Haas o colocará ao volante do carro no primeiro treino livre do GP da Grã-Bretanha, nesta sexta-feira. Esta será a terceira participação de Oliver no carro da equipe americana (as duas primeiras foram em Imola e em Barcelona), que ainda guiará o carro em mais três oportunidades em 2024.
Bearman ficou conhecido na Fórmula 1 no GP da Arábia Saudita, quando substituiu Carlos Sainz, ausente em função de uma apendicite, e terminou em sétimo, somando 12 pontos.
“É difícil expressar em palavras o quanto isso significa para mim. Dizer em voz alta que serei piloto de Fórmula 1 da Haas F1 Team me deixa imensamente orgulhoso. Ser uma das poucas pessoas que consegue fazer aquilo que sonhava quando criança é algo realmente incrível. Ao Gene (Haas, proprietário da equipe), Ayao (Komatsu, chefe da equipe Haas) e a todos na Haas, obrigado por acreditarem em mim e por confiarem em mim para representar sua equipe", disse o jovem piloto.
Piloto reserva da Ferrari, Bearman tem 19 anos e começou a competir no kart em 2013. Depois de alguns títulos da categoria, migrou para os carros de fórmula. Em 2021, Oliver disputou e venceu simultaneamente a Fórmula 4 alemã e italiana.
Ainda em 2021, o jovem foi anunciado como membro da Academia de Pilotos da Ferrari.
Em 2022, o britânico correu na Fórmula 3. Ele debutou na F2 no ano passado, ficando em sexto lugar ao final da temporada. Ele venceu as duas corridas do Azerbaijão, na prova 2 do Catar e na Itália.
Antes de ser requistado para substituir Carlos Sainz, Bearman tinha feito a pole position para a corrida da Fórmula 2 em Jedá, mas precisou se ausentar para disputar a prova da F1. Após um começo ruim na F2, o britânico venceu a corrida Sprint da Áustria. Atualmente, ele é o 14º na tabela, com 28 pontos.