A Haas anunciou nesta quinta-feira (17) a contratação de Nico Hulkenberg como piloto titular da equipe na temporada 2023 da Fórmula 1. O alemão chega para ocupar a vaga do compatriota Mick Schumacher, que trabalhou com o time ao longo das temporadas 2021 e 2022.
Campeão da antiga GP2 (atual Fórmula 2) em 2009, Hulkenberg estreou na Fórmula 1 pela Williams em 2010, tendo como ponto alto a pole position no GP do Brasil. O melhor resultado naquele ano foi o sexto lugar na Hungria.
Desde então, correu por Force India (2012 e 2014 a 2016), Sauber (2013) e Renault (2017 a 2019). Sem vaga no grid, apareceu pontualmente como reserva pela Racing Point (duas corridas em 2020) e pela Aston Martin (duas provas em 2022).
A estreia de Hulkenberg pelo novo time acontece já na terça-feira (22), nos testes de pós temporada em Abu Dhabi. O alemão conduzirá o modelo VF-22 ao lado do brasileiro Pietro Fittipaldi, piloto de testes da escuderia de Gene Haas.
Em comunicado, o chefe de equipe da Haas, Günther Steiner, disse estar “naturalmente feliz” de dar as boas-vindas a Hulkenberg.
“A experiência e a base de conhecimento que Nico traz à equipe é visível, com quase 200 corridas na Fórmula 1, e a reputação de ser ótimo de classificação e de ser um piloto sólido e confiável em corridas. Estes são atributos que, quando somados à experiência de Kevin Magnussen, nos dão uma dupla confiável, na qual acreditamos que irá nos ajudar a colocar a equipe posições à frente no grid”, disse Steiner.
Hulkenberg, por sua vez, comemorou a oportunidade de voltar à F1 após quatro temporadas. Aos 35 anos, o alemão ainda busca o primeiro pódio na categoria.
“Estou animado por ter a oportunidade de fazer o que mais amo novamente, e quero agradecer a Gene Haas e Günther Steiner pela confiança. Temos trabalho pela frente para conseguirmos competir com as outras equipes no pelotão intermediário, e mal posso esperar para estar nesta briga de novo”, afirmou o experiente alemão.