A Haas anunciou nesta segunda-feira (13) a realização de testes nos próximos dias em Jerez de la Frontera, na Espanha. A sessão acontecerá na quarta (15) e na quinta (16) e contará com o modelo VF-23, utilizado na temporada 2023 da Fórmula 1.
O teste se enquadra em um TPC – sigla em inglês de Teste de Carros Anteriores, que permite atividades com modelos utilizados há pelo menos dois anos – e será o primeiro do tipo no time norte-americano.
A programação da Haas contará com os titulares de 2025, Esteban Ocon e Oliver Bearman. O japonês Ritomo Miyata, integrante do programa de desenvolvimento da Toyota, também estará em ação.
Segundo a programação divulgada, Bearman fará o teste durante a manhã de quarta, enquanto Miyata faz a atividade da tarde. Ocon abre o segundo dia, enquanto o piloto japonês fecha o cronograma.
A presença de Miyata indica o fortalecimento da colaboração entre Haas e Toyota, parcerias técnicas na F1 desde 2024. Em 2025, a montadora japonesa marcará presença também na Fórmula 2, na qual a divisão TGR (Toyota Gazoo Racing) será parceira da equipe Hitech.
O vínculo entre Ritomo Miyata e Haas, no entanto, deve se restringir ao teste em Jerez. O piloto japonês disputará a F2 em 2025 pela ART Grand Prix.