A Haas anunciou nesta quinta-feira (25) a contratação de Esteban Ocon. O francês, que deixará a Alpine no fim de 2024, será titular da equipe norte-americana a partir de 2025.
O acerto entre as partes já vinha sendo especulado nos últimos dias. Com o compromisso, Ocon será titular do time pelo menos até o fim de 2026, tendo como companheiro o britânico Oliver Bearman.
O francês será o primeiro piloto da história da Haas a já ter vencido uma corrida na Fórmula 1 – no caso, o GP da Hungria de 2021, já pela Alpine. Ao longo da carreira, ele passou também por Manor (2016), Force India/Racing Point (2017 a 2018) e Renault (2020).
“Estou animado em embarcar neste novo capítulo de minha carreira na Fórmula 1 integrar a Haas a partir do início da temporada 2025”, comemorou Ocon. “Vou fazer parte de uma equipe muito ambiciosa, cujos espírito, trabalho ético e trajetória ascendente realmente me impressionaram”, completou.
Curiosamente, o acerto marca o reencontro de Ocon com Ayao Komatsu, chefe de equipe da Haas. Em 2014, o francês participou de testes com a Lotus, que tinha o dirigente japonês à frente da equipe de engenharia. Dez anos depois, Komatsu aprovou a contratação.
“Estou obviamente ciente de seus talentos há muito tempo, e nossa história pessoal data da primeira experiência de Esteban com um carro de Fórmula 1”, afirmou.
“Esteban (...) se tornou um talento bem estabelecido na Fórmula 1 e, é claro, um vencedor de corrida. A experiência que ele traz – não apenas de talento, mas também de trabalhar com uma equipe de fábrica – será uma vantagem para que cresçamos como organização”, acrescentou.
Na temporada 2024, Esteban Ocon é o 18º colocado do Mundial de pilotos, com três pontos. Entre os titulares da Haas, Nico Hulkenberg é o 11º com 22, enquanto Kevin Magnussen tem cinco e é o 16º. O alemão vai para a Sauber em 2025, enquanto o dinamarquês tem destino incerto.