Guanyu Zhou ganha 'festa de pódio' no GP da China e se emociona com público

Piloto da Sauber foi o primeiro chinês da história da F1 a disputar a prova em Xangai

Da redação

Guanyu Zhou foi um dos protagonistas do Grande Prêmio da China deste final de semana, com direito a tratamento especial na prova deste domingo (21).

Primeiro chinês da história a disputar o GP da China, o piloto da Sauber terminou apenas na 14ª posição, sem pontuar. No entanto, foi recebido na linha de chegada com um totem personalizado, semelhante aos que são oferecidos aos três primeiros colocados – os pilotos que vão ao pódio, porém, são recebidos por totens que indicam apenas as respectivas posições.

“Eu sonhava em estar aqui desde que era criança. Obrigado a todo o público aqui”, agradeceu Zhou pelo rádio, ainda dentro do carro.

Ao longo da prova, o piloto do carro 24 foi celebrado pelo público em cada disputa de posição. Ao deixar o carro, tirou o capacete e as luvas e acenou para as arquibancadas.

Apesar da festa, Guanyou Zhou ainda não somou pontos na temporada, ocupando atualmente a 17ª colocação na temporada. O melhor resultado do chinês no ano foi o 11º lugar no GP do Bahrein, primeira etapa do campeonato. Mesmo assim, o GP da China deixa lembranças positivas para ele.

“Este final de semana foi uma experiência incrível. Por anos, eu sonhei em correr em casa, e finalmente consegui fazer isso. Ver a paixão e o amor de todo mundo nas arquibancadas foi algo que eu nunca havia experimentado anos. A volta de entrada (na pista, antes do alinhamento no grid de largada), foi algo que eu nunca vou esquecer, vendo tanta gente torcendo e gritando meu nome. Me certifiquei de que acenei para cada arquibancada, em cada curva, para os fãs. Embora eu tenha encarado como um fim de semana comum, a emoção foi inegável e me acertou em cheio no fim”, completou.

Mesmo assim, a Sauber comemorou a apresentação em Xangai. “Vimos como a popularidade da Fórmula 1 está crescendo na China graças a Zhou, e nosso time tem orgulho de fazer parte disso com ele”, celebrou Alessandro Alunni Bravi, representante de equipe da escuderia suíça.

Notícias

Carregar mais