A McLaren anunciou nesta sexta-feira (14) que terá dois pilotos estreantes nos treinos livres dos GPs dos Estados Unidos e de Abu Dhabi.
O primeiro escalado será Alex Palou, que participará do primeiro treino livre do GP dos EUA no dia 21 de outubro. Campeão da Fórmula Indy em 2021, o espanhol substituirá o australiano Daniel Ricciardo na sessão.
Posteriormente, Pato O’Ward entrará em ação no primeiro treino livre do GP de Abu Dhabi, em 18 de novembro. O mexicano assumirá o carro do britânico Lando Norris.
Ambos pertencem ao programa da McLaren que testam carros de temporadas anteriores. Além disso, competem na Indy – Palou corre pela Chip Ganassi, enquanto O’Ward é piloto da própria McLaren.
Os dois participaram de testes com o time nos últimos meses, pilotando o carro utilizado em 2021. Para o chefe de equipe da McLaren, Andreas Seidl, a impressão foi positiva, e ambos poderão ser muito úteis nos respectivos finais de semana.
“Estamos animados por oferecermos a ele a experiência com o MCL36. É uma grande chance para que eles apresentem suas habilidades a nível global com a Fórmula 1, onde o foco será ajudar a equipe a se preparar para o fim de semana, e não em tempos de voltas”, afirmou Seidl.
O anúncio da McLaren cumpre com uma exigência do regulamento 2022 da F1, que determina que cada equipe escale pilotos de fora do grid para pelo menos duas sessões de treinos livres ao longo da temporada. Os escolhidos comemoraram a oportunidade.
“Estou muito animado em fazer minha estreia em um final de semana da Fórmula 1. É ótimo pilotar nos EUA diante dos fãs que podem ter me visto na Indy. Tendo pilotado o MCL35M da McLaren de 2021 em alguns testes, mal posso esperar para pilotar o MLC36. Estou ansioso para ajudar a equipe na preparação para o GP dos EUA de 2022”, festejou Palou.
“Mal posso esperar para ir para a pista em Abu Dhabi. Eu me desenvolvi como piloto e me diverti muito testando o carro do ano passado com a equipe, então será uma ótima experiência pilotar o MCL36. Obrigado à McLaren pela oportunidade”, comemorou O’Ward.