Fórmula 1

Treinos do Grande Prêmio do Japão terão testes de novo pneu da F1 para 2024

Pirelli vai avaliar novo C2 durante a programação da sexta-feira

Da redação

A Pirelli, fornecedora oficial de pilotos da Fórmula 1, vai utilizar parte da programação do Grande Prêmio do Japão para testar compostos que devem ser usados na temporada 2024.

Durante os treinos livres da sexta-feira (22), as equipes irão avaliar um novo pneu C2, que aguarda homologação para o próximo ano. Os testes são parte da agenda da fabricante para análise dos novos compostos da categoria.

“Na sexta-feira, todas as equipes terão a oportunidade de testar uma nova versão do composto C2, com vista à homologação para a próxima temporada. Esta última evolução deverá proporcionar mais aderência do que o atual C2, e assim encaixar-se de forma mais coerente entre o C1 e o C3. Nas duas primeiras sessões de treinos livres, cada piloto terá dois jogos adicionais de pneus, em comparação com os habituais 13 conjuntos por fim de semana”, afirmou Mario Isola, diretor de motorsport da Pirelli.

“Este teste faz parte de um programa de desenvolvimento recentemente definido para 2024 e continuará com um novo composto C4 a ser testado em pista durante o fim de semana do GP do México”, acrescentou. A etapa na Cidade do México acontece entre os dias 27 e 29 de outubro.

Para a prova deste final de semana em Suzuka, os pilotos à disposição serão o C1 (branco, duro), o C2 (amarelo, médio) e C3 (vermelho, macio). A lista é a mesma do GP do Japão de 2022, embora o C1 atual seja uma versão diferente do modelo adotado até 2022, mais macio – o então C1 é, desde 2023, designado como C0.

“O GP do Japão acontece em uma das pistas mais fascinantes e exigentes da história da Fórmula 1: Suzuka, com seu layout único em forma de oito. Este local histórico é o favorito dos pilotos, sendo absolutamente emocionante guiar nos monopostos ultracompetitivos da atualidade. Com as suas cargas laterais e verticais muito significativas, Suzuka é tão exigente com os pneus como com os pilotos. Estas exigências estão igualmente distribuídas pelas quatro rodas, com 10 curvas para a direita e oito para a esquerda ao longo de uma volta de seis quilômetros”, descreveu Mario Isola.

“Como resultado destas características desafiadoras, teremos no Japão alguns dos pneus mais duros da gama 2023: C1, C2 e C3. Isto é, apenas nominalmente, igual à seleção do ano passado devido ao novo composto C1, que foi introduzido nesta temporada para ficar entre o C2 e o antigo C1”, completou o dirigente.

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