A Pirelli vai usar uma das sessões de treinos livres do Grande Prêmio do Japão para testar protótipos dos pneus que devem ser utilizados na temporada 2023 da Fórmula 1.
A novidade foi anunciada nesta segunda-feira (3) por Mario Isola, diretor de automobilismo da empresa, fornecedora oficial de pneus da F1. A etapa acontece neste final de semana e é a 18ª da temporada 2022.
“Uma inovação para este ano é o fato de que vamos testar alguns pneus protótipos de 2023 durante uma sessão de treinos livres que será estendido na sexta-feira à tarde, à medida que finalizamos a especificação para o próximo ano com o final desta temporada se aproximando”, afirmou Isola em comunicado.
A Pirelli escolheu os compostos C1, C2 e C3 para o GP do Japão, entre os dias 7 e 9 de outubro. As escolhas são as mais duras da gama da fornecedora para a categoria, e já haviam sido anunciadas em setembro, antes mesmo do GP de Singapura.
A empresa vê cargas altas dos carros sobre os pneus da Fórmula 1 no circuito de Suzuka. Para Mario Isola, o regulamento de 2022 da F1 trouxe um desafio maior para os pneus no Japão.
“Há praticamente o mesmo número de curvas para a direita (dez) e esquerda (oito) no layout único em formato de oito, o que significa que as demandas do circuito são equilibradas. As cargas de energia sustentadas nos pneus são algumas das mais altas que registramos durante todo o ano e o layout da pista significa que trazemos os três compostos mais duros em nossa gama. Com a atual geração de carros sendo mais pesada do que antes e os limites de desempenho constantemente sendo superados, esse desafio é maior do que nunca”, analisou o dirigente, que celebrou a volta do GP do Japão ao calendário da F1 – a prova não foi realizada em 2020 e 2021, em decorrência da pandemia da Covid-19.
"Pergunte aos pilotos quais são seus circuitos favoritos e Suzuka sempre estará no topo da lista: ele contém curvas exigentes como em nenhum outro lugar, como as 130R e Spoon, bem como uma atmosfera verdadeiramente especial e histórica com fãs incríveis”, afirmou também.