Valtteri Bottas conta com um retrospecto importante na disputa do Grande Prêmio do Japão deste fim de semana.
A prova em Suzuka ficou fora do calendário da Fórmula 1 em 2020 e 2021 por causa da pandemia da Covid-19. Na última edição, em 2019, a vitória ficou com o finlandês da Alfa Romeo, que pilotava na época pela Mercedes.
“Estou feliz por voltar a Suzuka depois de três anos. A atmosfera aqui é incrível, e os torcedores são super apaixonados e receptivos”, disse Bottas.
“Particularmente, tenho boas memórias da última vez que corremos aqui, em 2019, já que venci a corrida, tendo ainda terminado no pódio no ano anterior”, acrescentou, lembrando o segundo lugar da prova de 2018.
O histórico no GP do Japão é um contraponto ao momento de Bottas na temporada 2022 da Fórmula 1. Décimo colocado do Mundial de pilotos com 46 pontos, o piloto não pontua há oito corridas. No GP de Singapura do domingo (2), foi o 11º colocado.
“O domingo passado em Singapura não foi nosso dia, e foi um pouco frustrante terminar a apenas uma posição dos pontos”, lamentou o experiente finlandês.
“Apesar disso, temos mostrado um bom ritmo, e teremos algumas novidades no carro, então espero que possamos estar na briga desde o começo do fim de semana e brigar por uma vaga entre os dez primeiros”, acrescentou.