O retorno de Daniel Ricciardo às pistas deve acontecer no Grande Prêmio dos Estados Unidos, entre os dias 20 e 22 de outubro. Assim, a AlphaTauri contará novamente com Yuki Tsunoda e Liam Lawson no Grande Prêmio do Catar deste final de semana.
O australiano está afastado desde 25 de agosto, quando sofreu um acidente durante os treinos livres do Grande Prêmio da Holanda. Desde então, sua vaga tem sido ocupada pelo neozelandês, piloto reserva da Red Bull e da AlphaTauri.
Em recuperação, Ricciardo tem feito trabalhos com o simulador da equipe italiana, com boas avaliações. O time chegou a cogitar a participação no treino livre de sexta-feira (6) em Lusail, mas a tendência é que Lawson seja escalado para todas as sessões do fim de semana.
“Ele ainda está passando pela fase de recuperação”, afirmou Jonathan Eddols, diretor de engenharia de pista da AlphaTauri, em declarações após o GP do Japão publicadas pelo site Motorsport.com. “Ainda vamos ter um tempo fora, então não vamos colocar uma meta (para o retorno). A recuperação está indo bem. Ainda temos algum trabalho no simulador planejado antes da volta”, acrescentou.
Escalado para substituir Nyck de Vries, que foi dispensado após disputar dez corridas pela AlphaTauri sem pontuar, Daniel Ricciardo participou de duas provas em 2023 antes de se machucar: foi 13º na Hungria e 16º na Bélgica. O australiano foi contratado para correr pelo time em 2024 ao lado de Yuki Tsunoda.
Já Liam Lawson, que vinha disputando a Super Fórmula no Japão até ser chamado para substituir Ricciardo, vai para a quinta prova na F1. Nas quatro primeiras, teve como principal momento o nono lugar no GP de Singapura, o melhor resultado da AlphaTauri em 2023.