A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou neste domingo (8) mais medidas de segurança para pilotos e equipes na disputa do Grande Prêmio do Catar. A principal: o limite de duração de cada jogo de pneus.
De acordo com a entidade, os pneus terão que ser trocados em, no máximo, 18 voltas – levando-se em consideração o número de voltas dadas com jogos já usados. Até a véspera, o limite determinado pela federação era de 20 voltas.
“A FIA e a Pirelli comunicarão às equipes as voltas restantes disponíveis para cada conjunto de pneus usados à sua disposição para a corrida e os critérios utilizados para calcular esse número”, informou o comunicado divulgado pela FIA.
“Não há determinação direta para pelo menos três pit stops para troca de pneus durante a corrida, mas isso será uma consequência das diretrizes acima caso a corrida percorra toda a sua distância”, acrescentou. A previsão é de 57 voltas na corrida.
Antes da programação do sábado (7), a FIA e a Fórmula 1 já haviam determinado medidas de segurança, como o recuo das zebras nas voltas 12 e 13. Além disso, prometeram analisar dados no fim do dia para eventuais novidades. que acabaram anunciadas.
Os organizadores da etapa afirmaram que as intervenções frequentes do safety car na corrida sprint – foram três – deram dados insuficientes para a análise da Pirelli, fornecedora oficial de pneus da F1. No entanto, os compostos avaliados apontaram indícios de “danos circunferenciais” semelhantes aos apontados na sexta-feira (6).