A Pirelli aposta em fatores bastante peculiares para o Grande Prêmio do Canadá, oitava etapa da temporada 2023 da Fórmula 1.
Entre eles, o principal são as características do traçado, que alterna trechos de alta velocidade com curvas bastante fechadas, ao mesmo tempo em que permite muitas ultrapassagens. Por isso, a fornecedora oficial de pneus da F1 oferecerá os pneus mais macios da gama (C3, C4 e C5) para a prova do fim de semana, em Montreal.
“O GP do Canadá é tradicionalmente um dos mais espetaculares do calendário, repleto de incidentes e surpresas graças a uma pista que oferece muitas oportunidades de ultrapassagem, mas não aceita erros. Como costuma acontecer neste tipo de circuito, trouxemos os três pneus mais macios da gama – C3, C4 e C5 – tal como no ano passado. Esperamos que o C5 seja usado principalmente para a classificação, enquanto o C4 e o C3 devem ser os favoritos para a corrida”, disse Mario Isola, diretor de motorsport da Pirelli.
Na escolha dos compostos, a fabricante italiana levou em consideração as altas velocidades atingidas no traçado canadense. Mas destacou também as características do asfalto, a exigência dos freios e as oscilações na temperatura.
“O asfalto é bastante liso com este circuito de rua semipermanente não amplamente utilizado, o que significa que provavelmente veremos um alto grau de evolução da pista no fim de semana. Em uma pista sem curvas de alta velocidade, os principais fatores são tração saindo de curvas lentas, estabilidade em frenagem e agilidade ao mudar de direção”, disse Isola.
“Outro elemento importante a considerar é o clima. As condições podem mudar rapidamente, não apenas de úmido para seco, mas também com variações acentuadas na temperatura. No ano passado, a temperatura do asfalto durante a classificação foi de 17 graus, enquanto na corrida chegou a 40 graus”, acrescentou.