Agora herói, Hamilton lembra título de 2008 em SP: 'Me senti o inimigo público'

Admiração por Senna e vitórias em Interlagos ajudaram heptacampeão a cair nas graças do público

Da redação

Em 2008, Lewis Hamilton deixou o Autódromo de Interlagos como vilão da torcida brasileira: quinto colocado do GP do Brasil que encerrou a temporada, o britânico da McLaren conquistou o título por um ponto de vantagem sobre Felipe Massa, que venceu a prova com a Ferrari.

Passados 15 anos, o agora heptacampeão volta ao GP de São Paulo como herói local. Com três vitórias em Interlagos, Hamilton caiu nas graças do público do Brasil, com direito a título de cidadão honorário concedido em 2022.

Uma jornada que surpreende o próprio Hamilton. “É bem profundo para mim, acho, e para minha família. Meus pais mandam mensagens sempre que venho para o Brasil”, disse o piloto da Mercedes, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (1º).

“Correr contra um brasileiro e vencer um campeonato contra ele, me senti o inimigo público número 1 na época. Sei que não foi um fim de semana fácil. Foi uma ótima batalha.”

Britânico lembrou disputa por título com Massa (Imagem: Emanuel Colombari/Band)

Um dos fatores que pesam a favor de Hamilton na relação com a torcida brasileira é a admiração por Ayrton Senna. O britânico nunca escondeu ser fã do tricampeão, e faz referências recorrentes a respeito em entrevistas, inclusive em outros países.

“Vim para cá em 2007 foi minha primeira vez aqui e eu estava muito empolgado. Quando cheguei e vim para a cidade, senti a presença de Ayrton e foi muito estranho para mim. Tive esse sonho por muito tempo de emular as vitórias dele”, afirmou.

Ao longo do encontro com a imprensa, Hamilton foi questionado quem eram as inspirações que levava para a vida. Além de Senna, citou também o pai, Anthony – ambos, segundo o piloto, ajudaram a moldar a sua própria personalidade como uma voz ativa em várias questões. 

“Leva tempo para aprender e entender como utilizar isso, ter um impacto positivo. Há muita coisa negativa no mundo. É fácil ser positivo. Para a juventude, você é o futuro, você tem que continuar a trabalhar, para termos ambientes inclusivos”, afirmou.

Relembre Hamilton em Interlagos em 2021

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.