Há 50 anos, Emerson Fittipaldi superou lixo e chuva para vencer em Interlagos

Em 1974, brasileiro venceu o então GP do Brasil, que foi encerrado antes do previsto; no fim do ano, acabou campeão

Da redação

Chuva encerrou a corrida antes do previsto
Folha de S. Paulo/Reprodução

Em novembro de 1974, a temporada da Fórmula 1 já havia acabado - e com Emerson Fittipaldi campeão. Mas para chegar ao título, o brasileiro da McLaren contou com uma vitória apoteótica no Autódromo de Interlagos, no então Grande Prêmio do Brasil.

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Cinquenta anos atrás, o GP do Brasil era a segunda etapa da temporada, disputada em janeiro. Na primeira prova do ano, o GP da Argentina, Emerson havia sido apenas o décimo colocado. Denny Hulme, seu companheiro de McLaren, venceu em Buenos Aires.

Em Interlagos, o cenário era mais otimista para o público. Emerson garantiu a pole position e se candidatava à vitória. Carlos Reutemann (Brabham) era segundo no grid, com Niki Lauda (Ferrari) em terceiro e Ronnie Peterson (Lotus) em quarto.

A corrida foi marcada para o dia 27 de janeiro. Mas ao chegar a Interlagos na manhã daquele domingo, Emerson encontrou um cenário desolador: a pista estava tomada por lixo.

Na madrugada, os torcedores que estavam no autódromo se desentenderam com seguranças do local. Em protesto, atiraram garrafas de refrigerante, latas de cerveja e pedaços de frutas na pista. O lixo se acumulou entre a reta dos boxes e as duas primeiras curvas. Caminhões pipa deveriam ter limpado o asfalto às 6h, mas não compareceram.

O diretor da prova, Mario Patti, então se reuniu com Emerson, Hulme e Reutemann. O neozelandês preferia o cancelamento da prova, mas o brasileiro convenceu o grupo a inspecionar o trecho afetado. O quarteto contou com a ajuda de técnicos da Goodyear e da Firestone, então fornecedoras de pneus da Fórmula 1: todos arregaçaram as mangas e limparam o local.

Como foi a prova

Prevista para às 11h30, a largada aconteceu às 12h25. Quando a prova começou, Emerson caiu de primeiro para terceiro, com Reutemann na liderança e Ronnie Peterson em segundo. O sueco da Lotus começou uma perseguição ao argentino, e chegou a tocar a traseira do rival logo na segunda volta, sofrendo danos na asa dianteira do próprio carro.

Na quarta volta, os três vinham juntos, e Peterson finalmente conseguiu ultrapassar Reutemann na curva da Ferradura. Pouco depois, na reta oposta, Emerson passou o argentino e tomou o segundo lugar.

A partir daí, os dois primeiros colocados começaram a disputar a liderança entre si. Na volta 12, Emerson superou o sueco da Lotus e assumiu a liderança para não perder mais. No fim, venceu a corrida.

Mas se a liderança de Emerson foi definida ali, a briga pelo pódio ainda seria mais disputada. Na volta 19, problemas com o pneu traseiro direito fizeram Ronnie Peterson perder estabilidade - o sueco parou nos boxes para a troca e voltou na 11ª posição, longe dos ponteiros.

Clay Regazzoni, da Ferrari, assumiu o segundo lugar, com Jacky Ickx, da Lotus, em terceiro. A torcida agora se mobilizava por José Carlos Pace, que havia largado em 12º e já era quarto com a Surtees. Mas como até a posição de Pace parecia estável, as atenções se voltaram para Ronnie Peterson, que tentava ganhar terreno.

Na volta 30, a organização registrou os primeiros pingos de chuva, que começou a cair forte. Com base no regulamento, que previa o encerramento caso dois terços da prova já tivessem sido realizados, Mario Patti deu a bandeirada final com 32 voltas, de um total de 40 previstas. O público comemorou a vitória de Emerson, mas protestou por esperar uma ultrapassagem de Pace sobre Ickx.

“Com a chuva, formaram-se várias poças d’água em diversos pontos da pista. Quando passei pela linha de chegada, fiz sinal com o braço, avisando os responsáveis pela prova do perigo a que estávamos nos expondo. Alguns carros derraparam e foi acertada a decisão de suspender o Grande Prêmio, evitando que alguma coisa mais grave acontecesse”, afirmou Emerson, segundo a Folha de São Paulo de 28 de janeiro de 1974.

Com os resultados da prova, Clay Regazzoni assumiu a liderança do campeonato, com dez pontos – um a mais que Emerson Fittipaldi e Denny Hulme. O brasileiro só assumiria a liderança do campeonato após a vitória no GP da Bélgica, quinta etapa de 1974. José Carlos Pace terminaria o ano em 12º lugar, com 11 pontos.

Programação do GP de São Paulo de F1

Sexta-feira, 1º de novembro

  • 11h20 - Treino livre (Bandsports, Band.com.br e Bandplay)
  • 14h30 - Classificação sprint (Band, Bandsports, Band.com.br e Bandplay)

Sábado, 2 de novembro

  • 10h30 - Corrida sprint (Band, Bandsports, Band.com.br e Bandplay)
  • 14h30 - Classificação (Band, Bandsports, Band.com.br e Bandplay)

Domingo, 3 de novembro

  • 13h30 - Corrida (Band, Band.com.br e Bandplay)

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