GP do Bahrein marca estreia de novo tipo de pneu da Fórmula 1 para 2023

Gama da Pirelli passou a ter seis tipos de compostos, contra cinco usados até 2022

Da redação

GP do Bahrein marca estreia de novo tipo de pneu da Fórmula 1 para 2023
Gama da Pirelli passou a ter seis tipos de compostos, contra cinco usados até 2022
Pirelli

O Grande Prêmio do Bahrein deste final de semana marca a estreia do novo pneu que a Pirelli desenvolveu para a Fórmula 1: o C1.

O composto é uma variação entre o antigo C1 – agora chamado C0 – e o C2 da escala que a fabricante usava até o fim de 2022. Agora, a gama passa a ter seis tipos de pneus, do C0 ao C5.

Para a prova deste final de semana, a fornecedora escolheu os pneus C1, C2 e C3 para oferecer a equipes e pilotos. A aposta é em uma pista com um asfalto bastante abrasivo e curvas de baixa e média velocidades, que exige dos compostos em quesitos como tração e frenagem.

O cenário tornaria pneus resistentes mais atraentes para toda a programação. E para Mario Isola, diretor de motorsport da Pirelli, o novo composto pode ser uma alternativa interessante para o GP. 

“A primeira corrida do campeonato será um importante banco de testes para validar todo o trabalho de desenvolvimento que realizamos no ano passado, o que nos permitiu melhorar ainda mais a estrutura dos pneus e introduzir um novo composto. Nosso mais recente C1 fará sua estreia no Sakhir: um composto totalmente novo baseado no C2 do ano passado, mas que nos permite reduzir a diferença de desempenho entre os compostos mais duros da gama”, disse o dirigente.

“Esperamos que seja uma opção válida para a corrida deste fim de semana, também. O undercut é muitas vezes fundamental para o GP do Bahrein, por isso será interessante ver como as equipes fazem uso desse novo elemento no trio de compostos nomeados para Sakhir”, completou.

Durante o fim de semana, o C1 (duro) será o pneu branco, enquanto o C2 (médio) será o pneu amarelo e o C3 (macio) será o pneu vermelho.

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