Aos 41 anos, Fernando Alonso comemorou como um novato o terceiro lugar no Grande Prêmio do Bahrein de Fórmula 1 deste domingo (5). A etapa foi a primeira das 23 da temporada 2023 da F1 e marcou a estreia do espanhol pela Aston Martin.
Com o resultado, Alonso voltou a subir ao pódio, o que não acontecia desde o terceiro lugar no GP do Qatar de 2021 – na ocasião, corria ainda pela Alpine.
Foi também o segundo pódio da Aston Martin desde o retorno do time à F1 em 2021. Naquele ano, Sebastian Vettel foi o segundo colocado no GP do Azerbaijão.
Veja a ultrapassagem de Alonso sobre Sainz:
Ao fim da corrida, Alonso comemorou o resultado em Sakhir, que classificou como “irreal”.
“É incrível para a equipe. Foi ótimo”, disse o bicampeão. “Chegar aqui e terminar no pódio na primeira corrida do ano... É incrível o que a Aston Martin fez no inverno (virada de ano na Europa) para ter o segundo melhor carro na primeira corrida.”
Com o terceiro lugar de Alonso e a sexta posição de Lance Stroll, a Aston Martin deixa o Bahrein com a vice-liderança no Mundial de construtores. O time tem 23 pontos, contra 43 da Red Bull. Mercedes (16 pontos) e Ferrari (12) vêm logo atrás.
Vídeo: Mariana Becker conversa com Alonso
Alonso largou em quinto e caiu para sétimo logo na primeira volta – curiosamente, após ser atingido por Stroll. Mesmo assim, fez uma corrida competitiva e ainda se beneficiou do abandono de Charles Leclerc (Ferrari) para conquistar posições até o pódio.
“Não tivemos a melhor largada hoje e tivemos que passar na pista. Foi mais empolgante, mais adrenalina. Eu espero que as pessoas tenham aproveitado – nós aproveitamos e agora vamos para Jedá”, comemorou.
A próxima etapa da F1 em 2023 é o GP da Arábia Saudita, em Jedá, entre os dias 17 e 19 de março.