A Red Bull vem de vitórias nas últimas quatro corridas da temporada 2022 da Fórmula 1, mas precisou se contentar mais uma vez com o segundo lugar no grid de largada neste sábado (11). Desta vez, para o Grande Prêmio do Azerbaijão.
Sergio Pérez larga pela segunda vez no ano na primeira fila – antes, ele havia sido pole position na Arábia Saudita. Após a classificação, o mexicano lamentou problemas que teve no fim do Q3.
“Preciso conversar com os caras (da equipe). O carro não ligava, então acho que houve uma falha de comunicação. Perdemos muitos segundos e fizemos tudo com um pouco de pressa porque foi difícil chegar lá para fazer a volta”, afirmou Checo, que marcou 1:41.641 em sua melhor tentativa, a 0.282 da pole de Charles Leclerc (Ferrari) e lamentou não ter conseguido pegar o vácuo de Max Verstappen em sua última volta.
“Não acho que a pole fosse alcançável hoje, mas certamente poderíamos estar um pouco mais perto. Mas eu estava por conta própria e isso parecia ser bastante caro aqui, especialmente na reta de trás, não tendo um puxão dos carros à frente.”
Verstappen, por sua vez, larga em terceiro. E após a classificação, disse que sentiu o carro “um pouco estranho” ao longo do fim de semana, com uma diferença sensível de balanceamento entre a dianteira e a traseira.
Mesmo assim, espera uma prova cheia de surpresas. “Como equipe, é claro, o plano é otimizar o resultado, então é isso que vamos tentar fazer. A arrancada até a curva 1 é super curta, então não há muito o que fazer lá, mas é uma corrida longa. Baku mostrou que muitas coisas acontecem e precisamos manter a calma”, analisou.