Em 2022, a Fórmula 1 completa 50 anos de GPs no Brasil. Em parceria com o evento e a Band, o Waze lança, nesta quinta-feira, uma experiência imersiva para os motoristas entrarem no clima do Grande Prêmio.
Quem usar o Waze a partir desta quinta-feira (20) poderá configurar o app para ser guiado pela voz do narrador Sergio Mauricio e do comentarista Reginaldo Leme, com frases marcantes do universo das corridas automobilísticas.
Além da voz, um ícone de um monoposto com as cores da bandeira do Brasil poderá ser escolhido pelos motoristas para servir de guia neste mês de comemoração dos 50 anos do GP no Brasil.
“Essa parceria com o Waze vem para solidificar ainda mais o sucesso da Fórmula 1 na Band. Sergio Mauricio e Reginaldo Leme são as vozes do mundial no Brasil e vêm desenvolvendo um excelente trabalho na emissora desde 2021. Circular pelas ruas de São Paulo, sendo guiado por essa dupla icônica, fará com que o motorista se sinta realmente inserido no GP de São Paulo”, afirma Denis Gavazzi, diretor de Esportes da emissora.
Como ativar o recurso
Para ativar a experiência, basta acessar o Menu, ir à aba Configurações e, na seção Voz e Som, selecionar a voz “Vozes Band”. Para usar o carro de corrida, o usuário deve ir na aba Exibição de Mapa e, na seção Ícone do Veículo, selecionar o Ícone Especial. Ambas as ativações ficam disponíveis no app até o dia 20 de novembro, e também é possível ativá-las através deste link.
“O GP de São Paulo é um evento importante que movimenta a economia, o turismo e a mobilidade da cidade de São Paulo - além de ser um evento histórico para todos os brasileiros que são fãs do esporte. Por isso, trabalhamos junto com diversos parceiros para celebrar o momento com a nossa comunidade de motoristas e ajudá-los a se locomoverem melhor pela cidade”, conta Douglas Tokuno, Head de Parcerias para América Latina e EMEA.
Usuários serão informados sobre o trânsito
O Waze também apoia a CET São Paulo no planejamento e no monitoramento do trânsito durante todo o evento - uma conexão importante entre motoristas e organizações para melhorar o planejamento urbano e a mobilidade na cidade.
“A parceria com o Waze é mais uma experiência que trazemos para o público do Grande Prêmio e para a população de São Paulo. A proposta é oferecer um serviço que oriente os motoristas em seus deslocamentos durante os dias da prova, de forma criativa e educativa. Além das informações regulares sobre o trânsito, os motoristas vão poder interagir com um conteúdo exclusivo sobre fatos e curiosidades dos 50 anos da Fórmula 1 no Brasil. Queremos que o deslocamento até o autódromo seja algo agradável, seguro, tranquilo, com o mínimo de impacto sobre a rotina da Cidade”, ressalta Alan Adler, CEO do GP São Paulo de F1.
Por meio da troca de dados entre o Waze e a instituição, os motoristas serão alertados sobre os possíveis fechamento de ruas que são realizados antes ou durante o evento, além de localizar bolsões de estacionamentos para facilitar a chegada dos usuários que vão ao GP.
“Em 2021, o GP de São Paulo recebeu mais de 180 mil pessoas durante os três dias. O impacto dele na cidade de São Paulo tanto na quantidade de turistas quanto no fluxo de carros é muito grande. Estamos novamente juntos com a CET-SP mapeando bloqueios de ruas, organizando faixas adicionais e reversíveis, e mantendo os motoristas constantemente informados sobre as condições do trânsito”, explica o executivo do Waze.
A parceria é parte do programa Waze for Cities, que reúne uma série de serviços e que tem como base a troca de dados anonimizados de forma gratuita para guiar instituições e governos a tornarem as cidades mais inteligentes.