Pensa que é fácil? Público faz fila para trocar pneu de F1 no GP de São Paulo

Pit Stop Challenge é atração nas arquibancadas do Autódromo de Interlagos

Emanuel Colombari e Pedro Lopes

Pit Stop Challenge é atração nas arquibancadas do Autódromo de Interlagos Emanuel Colombari/Band
Pit Stop Challenge é atração nas arquibancadas do Autódromo de Interlagos
Emanuel Colombari/Band

Uma das atrações para o público que comparece ao Grande Prêmio de São Paulo 2022 é o Pit Stop Challenge, uma instalação onde o público pode simular o trabalho dos mecânicos da Fórmula 1 em uma troca de pneus.

Para quem vê funcionários das equipes da F1 realizando as trocas em pouquíssimo tempo, a oportunidade é convidativa. Mas a execução nem sempre é tão simples.

No setor A das arquibancadas do Autódromo de Interlagos, o desafio atrai uma fila de fãs desde a sexta-feira. Além da diversão, a experiência ainda rende prêmios aos responsáveis pelo melhor tempo do fim de semana – até a manhã deste domingo (13), o recorde era de 2.260, registrado na véspera.

Para participar, basta um registro rápido, que pode ser feito na entrada da fila. Segundo a Events House, empresa responsável pela instalação em diversas etapas da F1, cada equipe tem alguns minutos de treino antes de se arriscar em três ou quatro chances para as trocas. No local, até três pessoas podem brincar: uma tira o pneu, uma coloca o outro pneu, e outra afrouxa e aperta o parafuso com uma pistola própria para a tarefa.

Eventualmente, um funcionário do próprio quiosque completa os times, já que passam pela experiência da troca antes da abertura ao público. “No começo, eu ensino a eles como fazer”, explicou Kieran Brennan, encarregado da Events House em Interlagos.

Na prática, nem tudo para as equipes inscritas dá certo. Ana Carolina Costa e Ana Beatriz Mosqueira participaram do desafio com algumas tentativas. Na melhor delas, fizeram a troca em 2.652, mas houve chance com problemas marcando o tempo de 6.986.

“Para a primeira vez, foi ótimo”, comemorou Ana Beatriz, que achou que seria “muito mais fácil”, mas se surpreendeu com algumas características. “Achei que o pneu era mais pesado”, contou.

As duas afirmaram que, aos poucos, a iniciativa é afetada pelo cansaço, mas prometeram voltar ao desafio neste domingo. “Vamos melhorar”, prometeu Ana Carolina.

Notícias

Carregar mais