Interlagos recebe últimas manutenções antes de receber o GP de São Paulo

Circuito será entregue à FIA na próxima semana para vistoria

Da redação, com Jogo Aberto

Contagem regressiva para o dia 13 de novembro, quando acontece o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1. Até lá, o Autódromo de Interlagos vai ficando no capricho.

Interlagos é uma das mais clássicas pistas da F1. Seus 4.309 metros estarão impecáveis para a penúltima prova do ano. E com a categoria celebrando sua 50ª edição no Brasil, tudo fica ainda mais especial.

Tudo praticamente nos trinques, mas a Fórmula 1 exige um enorme trabalho de manutenção. Sempre tem algo que precisa ser feito.

“É necessário para que sejam feitas as manutenções em aspectos de segurança em pista, garantia de segurança em pista, de forma criteriosa para atender os padrões da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para uma corrida de Fórmula 1”, explicou Luis Ernesto Morales, engenheiro-chefe da prova.

Tudo que é feito na pista é minucioso. Nada pode escapar quando o assunto é segurança. 

“A lavagem sistemática e continua, primeiro. Depois, uma nova passagem com um equipamento aeroportuário que faz a remoção dos óleos e graxas, que foram se acumulando durante todo o ano. Isso é feito sob alta pressão, é o mesmo equipamento usado em pista no aeroporto para deixar a característica da brita limpa, para que de um amento de aderência da ordem de 30%”, acrescentou Morales.

Cerca de 9 mil pneus das barreiras de segurança foram trocados - ao todo, 70 mil estão espalhados pelo autódromo. Grades foram revisadas, pinturas na pista foram feitas com tinta antiderrapante. As zebras foram reformadas em 2021 e estão em dia.

Uma nova área VIP está sendo construída na parte mista do circuito. O público terá uma visão privilegiada - portanto, mais trabalho por ali.

“Para isso, tem uma grade de segurança que envolve onde o público via estar, para que eles tenham garantia de que não vão acessar área esportivas. (Foi feita) a implantação de defensas metálicas em uma área em que antes não precisava, mas agora para evitar um acidente de toque que não invada essa regia de público”, disse ainda o engenheiro.

Na próxima semana, a FIA realizará os últimos testes para, na quinta-feira (10), assumir totalmente o controle do Autódromo de Interlagos.

“Hoje dá para dizer que está praticamente pronto para entregar na quarta-feira (9), para a inspeção da FIA na quinta”, assegurou Morales. “A gente aproveita todo esse período de manutenção, que o autódromo acaba usufruindo o ano todo, até que a gente volte ano que vem.”

Notícias

Carregar mais