Fórmula 1

Pirelli aposta em pouco desgaste e muitas ultrapassagens no GP de São Paulo

Para fornecedora, características de Interlagos oferecem pouca exigência aos compostos

Da redação

Para fornecedora, características de Interlagos oferecem pouca exigência aos compostos Marcelo Gonçalves/Sigmapress/Estadão Conteúdo
Marcelo Gonçalves/Sigmapress/Estadão Conteúdo

Equipes e pilotos não devem ter dificuldades para administrar os pneus ao longo do Grande Prêmio de São Paulo, neste final de semana, graças às características do traçado.

É o que garante a Pirelli, fornecedora oficial de pneus para a Fórmula 1. Para a prova, a fabricante italiana oferecerá os três compostos do meio de sua gama para a categoria: C2 (mais duro, branco), C3 (médio, amarelo) e C4 (mais macio, vermelho).

“A Fórmula 1 segue para Interlagos no próximo fim de semana: a volta mais curta do ano depois de Mônaco e México. É uma pista histórica e no sentido anti-horário, que alterna alguns trechos rápidos e sequências de curvas de velocidade média, como o famoso S do Senna. Não há grandes exigências nos pneus em termos de tração e frenagem, pois o layout é muito fluido – e a falta de curvas lentas significa que as equipes conseguem controlar a degradação nos pneus traseiros”, analisou Mario Isola, diretor de motorsport da empresa.

Sem tantas preocupações com o desgaste, os pilotos terão a oportunidade de disputar uma prova com boas possibilidades de ultrapassagem – inclusive já a partir da corrida sprint no sábado (12).

“O Brasil sediará novamente a corrida sprint, a última da temporada. Será particularmente interessante ver como esses carros irão se comportar na pista e, mais uma vez, o papel fundamental das diferentes estratégias que podem ser usadas: no grid de 2021, o sábado foi dividido igualmente entre pilotos que largaram com pneus médios e macios”, disse o dirigente.

“Apesar do curto comprimento da pista, normalmente há muitas ultrapassagens. Basta pensar em Lewis Hamilton, que foi o protagonista de uma reviravolta que o levou à vitória saindo de 10º lugar, usando uma estratégia de duas paradas. Portanto, a nova geração de carros e pneus parece pronta para nos proporcionar outra corrida emocionante este ano”, acrescentou.

Notícias

Carregar mais