Equipes e pilotos não devem ter dificuldades para administrar os pneus ao longo do Grande Prêmio de São Paulo, neste final de semana, graças às características do traçado.
É o que garante a Pirelli, fornecedora oficial de pneus para a Fórmula 1. Para a prova, a fabricante italiana oferecerá os três compostos do meio de sua gama para a categoria: C2 (mais duro, branco), C3 (médio, amarelo) e C4 (mais macio, vermelho).
“A Fórmula 1 segue para Interlagos no próximo fim de semana: a volta mais curta do ano depois de Mônaco e México. É uma pista histórica e no sentido anti-horário, que alterna alguns trechos rápidos e sequências de curvas de velocidade média, como o famoso S do Senna. Não há grandes exigências nos pneus em termos de tração e frenagem, pois o layout é muito fluido – e a falta de curvas lentas significa que as equipes conseguem controlar a degradação nos pneus traseiros”, analisou Mario Isola, diretor de motorsport da empresa.
Sem tantas preocupações com o desgaste, os pilotos terão a oportunidade de disputar uma prova com boas possibilidades de ultrapassagem – inclusive já a partir da corrida sprint no sábado (12).
“O Brasil sediará novamente a corrida sprint, a última da temporada. Será particularmente interessante ver como esses carros irão se comportar na pista e, mais uma vez, o papel fundamental das diferentes estratégias que podem ser usadas: no grid de 2021, o sábado foi dividido igualmente entre pilotos que largaram com pneus médios e macios”, disse o dirigente.
“Apesar do curto comprimento da pista, normalmente há muitas ultrapassagens. Basta pensar em Lewis Hamilton, que foi o protagonista de uma reviravolta que o levou à vitória saindo de 10º lugar, usando uma estratégia de duas paradas. Portanto, a nova geração de carros e pneus parece pronta para nos proporcionar outra corrida emocionante este ano”, acrescentou.