Se você gosta de Fórmula 1, já tem de cor e salteado uma volta no circuito de Monte Carlo. Depois da abertura da volta, vem uma curva à direita, uma subida puxando para a esquerda e por aí vai.
Mas nem sempre que acompanha a narração de um GP de Mônaco se identifica com os trechos mostrados na tela. Você sabe onde fica a Beau Rivage? Conhece as curvas da Mirabeau? Conhece a Rascasse?
Para ajudar a entender cada pedacinho do circuito monegasco, o Band.com.br dá uma esmiuçada nos trechos que compõem a volta. Depois dessa, você vai ter cada curva na ponta da língua.
Confira:
Sainte Devote
Santa Devota é a padroeira de Mônaco. A primeira curva do circuito fica diante da Igreja de Santa Devota, uma capela construída no século XI. Tradicionalmente, a noiva do príncipe de Mônaco vai ao local deixar o buquê após o casamento.
Beau Rivage
A segunda curva do traçado, uma leve guinada à esquerda no meio de uma subida, fica diante de um dos mais conhecidos prédios de Monte Carlo: o Beau Rivage (ou “bela costa” em francês). Localizado na Avenue d’Ostende, o endereço tem apartamentos concorridos, graças à vista das sacadas.
Massenet
Uma estátua de Jules Massenet decora a entrada da Ópera de Mônaco - e a terceira curva do circuito, à esquerda. Massenet (1842-1912) foi compositor de óperas e se tornou um nome popular na região.
Casino
O inconfundível Casino de Monte Carlo é um dos mais conhecidos do mundo. A quarta curva, à direita, contorna a praça diante do local. Depois dela, uma pequena reta pode se tornar uma chance de ultrapassagem.
Mirabeau Alta
A quinta curva, também à direita, fica na parte alta de um terreno ao lado do Le Mirabeau, um luxuoso prédio residencial na Avenida Princesa Grace. O local abrigou um hotel entre 1973 e 2008, mas o local fechou e foi transformado em prédio residencial após uma reforma.
Loews
A curva mais lenta da Fórmula 1 é um hairpin à esquerda diante do hotel Fairmont Monte Carlo. Entre 1975 e 1998, o endereço abriu o antigo hotel Loews Monte-Carlo, que emprestava o nome ao trecho. O investimento foi vendido e mudou de nome algumas vezes, mas o apelido tradicional da curva nunca foi completamente abandonado.
Mirabeau Baixa
A saída da Loews, à direita, é marcada por um paredão de pedra. O nome é óbvio: fica na parte baixa do terreno ao lado do Le Mirabeau.
Portier
É a curva à direita antes da entrada do túnel, marcada por eventuais acidentes. Le Portier é o nome do bairro – que, por sua vez, teria sido batizado com o nome de uma ordem de seminaristas católicos.
Túnel
Bem, é um túnel.
Mas além disso, é um longo trecho no Boulevard Louis II, que desemboca na Avenida John F. Kennedy. A saída é outra boa oportunidade para ultrapassagens.
Chicane Nova
Historicamente, o túnel no Boulevard Louis II era menor e terminava em uma chicane, a Chicane do Porto. Posteriormente, o trecho foi todo reformulado. O túnel ficou maior e, em 1986, a chicane foi redesenhada. Virou Chicane Nova.
Tabacaria
Passada a chicane e uma rápida reta, é a vez da Curva da Tabacaria, à esquerda. O nome, sem surpresas, faz referência a uma pequena tabacaria do local, que fica de frente para os inúmeros iates ali ancorados.
Louis Chiron
Uma pequena chicane, com uma curva à esquerda e outra à direita. O nome diz respeito a Louis Chiron, primeiro piloto monegasco de F1, que teve como principal resultado o terceiro lugar no GP de Mônaco de 1950.
Piscinas
A Louis Chiron “abre” o Estádio Náutico Rainier III, um complexo aquático inaugurado na década de 1970. A segunda chicane tem uma curva à direita e outra à esquerda. Não por acaso, o trecho – que, em dias normais, é a Route de las Piscines – é sempre lembrado ali pelas piscinas presentes.
La Rascasse
A curva à direita foi batizada com o nome de um antigo restaurante de frutos do mar, que foi posteriormente remodelado. O estabelecimento, por sua vez, ganhou o nome em referência ao rascasso-vermelho, um peixe comum no local e conhecido por sua coloração avermelhada e pelos espinhos venenosos.
Antony Noghes
Eventualmente chamada de Virage, a curva à direita que fecha a volta era um hairpin, até que foi remodelada nos anos 1970. Foi quando ganhou um novo desenho e foi rebatizada com o nome do criador do Grande Prêmio de Mônaco.
A reportagem viajou a convite da PokerStars, patrocinadora oficial da Oracle Red Bull Racing.