Não estranhe os nomes que você verá na pista durante o primeiro treino livre do Grande Prêmio de Abu Dhabi, nesta sexta-feira (24). Poderá não parecer, mas será o grid da temporada 2023 da Fórmula 1, mas com algumas – muitas – novidades.
O motivo: as equipes escalarão pilotos “novatos” para a sessão, a partir das 6h30 (horário de Brasília). A presença dos nomes cumpre uma exigência do regulamento da F1, que demanda que cada time escale pilotos de pouca experiência para disputar pelo menos dois treinos livres no ano. A regra determina que os escolhidos tenham disputado no máximo duas corridas na categoria ao longo da carreira.
Entre as dez escuderias, a situação mais inusitada é a da Williams, que cumprirá a meta ainda sem ter escalado novato em 2023. Promovido a titular para a temporada, Logan Sargeant disputou o GP do Bahrein ainda dentro do limite de dois GPs como estreante. O segundo da equipe virá em Abu Dhabi, com a escalação do britânico Zak O’Sullivan.
A situação é a mesma na AlphaTauri. O time escalou Isack Hadjar (piloto da Fórmula 2) ao longo do ano para um segundo GP., no México. O primeiro foi no GP do Bahrein, quando o holandês Nyck de Vries estreou como titular - em 2022, ele havia disputado o GP da Itália na Williams como substituto de Alexander Albon. Por isso, o time italiano da Red Bull já cumpriu a meta.
Entre os brasileiros, a novidade será a participação de Felipe Drugovich pela Aston Martin, depois da participação em treino no GP da Itália. Na Haas, Pietro Fittipaldi será poupado para dar lugar a Oliver Bearman, que já foi para a pista no GP do México.
A única equipe que ainda não escalou novatos em 2023 é a Red Bull, que deve resolver tudo de uma vez: Jake Dennis (campeão da Fórmula E em 2023) e Isack Hadjar (piloto da Fórmula 2) devem substituir Max Verstappen e Sergio Pérez no primeiro treino.
As outras equipes deverão escalar pilotos com os quais já atuaram em treinos livres anteriores: Frederik Vesti na Mercedes, Robert Shwartzman na Ferrari, Pato O’Ward na McLaren, Jack Doohan na Alpine e Théo Pourchaire na Alfa Romeo.
Confira os novatos de cada equipe no GP de Abu Dhabi:
- Red Bull: Jake Dennis (GBR) e Isack Hadjar (FRA)
- Mercedes: Frederik Vesti (DIN)
- Ferrari: Robert Shwartzman (ISR)
- McLaren: Pato O'Ward (MEX)
- Aston Martin: Felipe Drugovich (BRA)
- Alpine: Jack Doohan (AUS)
- Williams: Zak O'Sullivan (GBR)
- Alfa Romeo: Théo Pourchaire (FRA)
- Haas: Oliver Bearman (GBR)