Com Drugovich na pista, treino livre do GP de Abu Dhabi terá 'dia de novatos'

Equipes correm para cumprir regra que demanda escalação de pilotos fora do grid em treinos livres

Da redação

Não estranhe os nomes que você verá na pista durante o primeiro treino livre do Grande Prêmio de Abu Dhabi, nesta sexta-feira (24). Poderá não parecer, mas será o grid da temporada 2023 da Fórmula 1, mas com algumas – muitas – novidades.

O motivo: as equipes escalarão pilotos “novatos” para a sessão, a partir das 6h30 (horário de Brasília). A presença dos nomes cumpre uma exigência do regulamento da F1, que demanda que cada time escale pilotos de pouca experiência para disputar pelo menos dois treinos livres no ano. A regra determina que os escolhidos tenham disputado no máximo duas corridas na categoria ao longo da carreira.

Entre as dez escuderias, a situação mais inusitada é a da Williams, que cumprirá a meta ainda sem ter escalado novato em 2023. Promovido a titular para a temporada, Logan Sargeant disputou o GP do Bahrein ainda dentro do limite de dois GPs como estreante. O segundo da equipe virá em Abu Dhabi, com a escalação do britânico Zak O’Sullivan.

A situação é a mesma na AlphaTauri. O time escalou Isack Hadjar (piloto da Fórmula 2) ao longo do ano para um segundo GP., no México. O primeiro foi no GP do Bahrein, quando o holandês Nyck de Vries estreou como titular - em 2022, ele havia disputado o GP da Itália na Williams como substituto de Alexander Albon. Por isso, o time italiano da Red Bull já cumpriu a meta.

Entre os brasileiros, a novidade será a participação de Felipe Drugovich pela Aston Martin, depois da participação em treino no GP da Itália. Na Haas, Pietro Fittipaldi será poupado para dar lugar a Oliver Bearman, que já foi para a pista no GP do México.

A única equipe que ainda não escalou novatos em 2023 é a Red Bull, que deve resolver tudo de uma vez: Jake Dennis (campeão da Fórmula E em 2023) e Isack Hadjar (piloto da Fórmula 2) devem substituir Max Verstappen e Sergio Pérez no primeiro treino.

As outras equipes deverão escalar pilotos com os quais já atuaram em treinos livres anteriores: Frederik Vesti na Mercedes, Robert Shwartzman na Ferrari, Pato O’Ward na McLaren, Jack Doohan na Alpine e Théo Pourchaire na Alfa Romeo.

Confira os novatos de cada equipe no GP de Abu Dhabi:

  • Red Bull: Jake Dennis (GBR) e Isack Hadjar (FRA)
  • Mercedes: Frederik Vesti (DIN)
  • Ferrari: Robert Shwartzman (ISR)
  • McLaren: Pato O'Ward (MEX)
  • Aston Martin: Felipe Drugovich (BRA)
  • Alpine: Jack Doohan (AUS)
  • Williams: Zak O'Sullivan (GBR)
  • Alfa Romeo: Théo Pourchaire (FRA)
  • Haas: Oliver Bearman (GBR)

Notícias

Carregar mais