As características do Autódromo de Monza oferecerão uma alta média de velocidade para o Grande Prêmio da Itália deste final de semana. Por isso, pilotos e equipes terão pneus macios e rápidos para a programação da 14ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1.
A Pirelli, fornecedora oficial de pneus da categoria, escolheu os compostos mais velozes da gama da F1 para a prova: C3 (branco, duro), C4 (amarelo, médio) e C5 (vermelho, macio). Segundo Mario Isola, diretor de motorsport da fabricante, as escolhas devem casar com as configurações dos carros para o traçado.
“As equipes usam os menores níveis de pressão aerodinâmica possíveis, reduzindo o arrasto, para favorecer a velocidade máxima”, explicou.
“A estabilidade na frenagem e a tração na saída das duas chicanes são os dois fatores-chave que mais desafiam os pneus nesta pista, assim como as cargas laterais exercidas nas curvas rápidas”, acrescentou, lembrando curvas como a Curva Biassono e a Parabólica (rebatizada em homenagem a Michele Alboreto).
O fim de semana marca também a volta da ATA (sigla em inglês para Alocação Alternativa de Pneus), uma regra que determina previamente a distribuição de pneus da qualificação: brancos no Q1, amarelos no Q2 e vermelhos no Q3. A medida, já utilizada no GP da Hungria, diminui o número de jogos de pneus utilizados a cada etapa.
“Isso oferece um benefício em termos de emissões de CO2 economizado tanto durante a produção quanto no transporte, além de dar às equipes e pilotos uma gama mais ampla de opções estratégicas”, explica Mario Isola.
“Também por isso, escolhemos o trio de compostos mais macios para Monza – C3, C4 e C5 – que já foi indicado cinco vezes nesta temporada”, reforçou.