Pneus macios são aposta para altas médias de velocidades do GP da Itália

Equipes devem utilizar menores níveis de pressão aerodinâmica em etapa de Monza

Da redação

As características do Autódromo de Monza oferecerão uma alta média de velocidade para o Grande Prêmio da Itália deste final de semana. Por isso, pilotos e equipes terão pneus macios e rápidos para a programação da 14ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1.

A Pirelli, fornecedora oficial de pneus da categoria, escolheu os compostos mais velozes da gama da F1 para a prova: C3 (branco, duro), C4 (amarelo, médio) e C5 (vermelho, macio). Segundo Mario Isola, diretor de motorsport da fabricante, as escolhas devem casar com as configurações dos carros para o traçado.

“As equipes usam os menores níveis de pressão aerodinâmica possíveis, reduzindo o arrasto, para favorecer a velocidade máxima”, explicou.

“A estabilidade na frenagem e a tração na saída das duas chicanes são os dois fatores-chave que mais desafiam os pneus nesta pista, assim como as cargas laterais exercidas nas curvas rápidas”, acrescentou, lembrando curvas como a Curva Biassono e a Parabólica (rebatizada em homenagem a Michele Alboreto).

O fim de semana marca também a volta da ATA (sigla em inglês para Alocação Alternativa de Pneus), uma regra que determina previamente a distribuição de pneus da qualificação: brancos no Q1, amarelos no Q2 e vermelhos no Q3. A medida, já utilizada no GP da Hungria, diminui o número de jogos de pneus utilizados a cada etapa.

“Isso oferece um benefício em termos de emissões de CO2 economizado tanto durante a produção quanto no transporte, além de dar às equipes e pilotos uma gama mais ampla de opções estratégicas”, explica Mario Isola.

“Também por isso, escolhemos o trio de compostos mais macios para Monza – C3, C4 e C5 – que já foi indicado cinco vezes nesta temporada”, reforçou.

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