Pirelli aposta em aderência de pneus e equilíbrio dos carros no GP da Itália

Fabricante escolheu os compostos C2, C3 e C4 para a prova em Monza

Da redação

Fabricante escolheu os compostos C2, C3 e C4 para a prova em Monza Divulgação
Fabricante escolheu os compostos C2, C3 e C4 para a prova em Monza
Divulgação

A Pirelli apostou na aderência mecânica dos pneus no asfalto do Circuito de Monza para o Grande Prêmio de Mônaco deste final de semana. Na avaliação da fabricante, o traçado italiano – palco da 16ª prova da temporada 2022 da Fórmula 1 – tem configurações de baixo downforce. 

Por isso, o objetivo na escolha dos pneus foi buscar um equilíbrio entre as curvas lentas e os trechos de mais velocidade, garantindo tração nas retas e nas partes mais lentas, como as freadas nas chicanes. Assim, os compostos tendem a diminuir a tendência natural da saída de traseiro dos carros.

Para a prova deste final de semana, a Pirelli escolheu os compostos do meio da gama da F1: C2 (duro, identificado com a cor branca), C3 (médio, de cor amarela) e C4 (macio, vermelho). Para Mario Isola, diretor de automobilismo da fabricante, as escolhas devem oferecer carros equilibrados aos pilotos, independente das estratégias adotadas.

“Monza é bem conhecida por suas altas velocidades e algumas curvas rápidas onde é importante ter um carro com equilíbrio perfeito. Os pneus deste ano devem levar a um menor superaquecimento na traseira em uma pista onde os carros correm com baixo downforce e muitas vezes usam o vácuo para fazer ultrapassagens”, afirmou Isola, lembrando o formato tradicional do GP deste ano – em 2021, a etapa contou com uma corrida sprint.

“Sem a corrida sprint de classificação em Monza este ano, as equipes irão para o GP com um pouco menos de informação do que da última vez, o que significa que a abordagem estratégica será um pouco diferente”, acrescentou.

Efemérides

O Grande Prêmio da Itália de 2022 é marcado por diversas celebrações.

Do lado da Pirelli, o ano marca os 150 anos da fabricante, fundada em Milão no ano de 1872.

Além disso, a prova comemora o centenário do Circuito de Monza. O traçado foi inaugurado em 1922.

“É um grande evento para nós, pois aproveitamos nosso aniversário de 150 anos em casa, além disso Monza comemora seu primeiro século”, destacou Mario Isola.

“Portanto, estamos ansiosos por um grande festival de automobilismo na Itália, do qual podemos nos sentir muito orgulhosos, pois equipamos os carros mais sofisticados e eficientes da história da Fórmula 1 com pneus de 18 polegadas”, completou.

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