Em alta ou em baixa? Confira desempenhos de equipes e pilotos no GP da Itália

Max Verstappen venceu em prova que teve destaque para pilotos como De Vries e Zhou

Da redação

Max Verstappen venceu em prova que teve destaque para pilotos como De Vries e Zhou Red Bull Racing
Max Verstappen venceu em prova que teve destaque para pilotos como De Vries e Zhou
Red Bull Racing

O Grande Prêmio da Itália do último final de semana deixou Max Verstappen ainda mais perto do título da temporada 2022 da Fórmula 1. Mas o holandês da Red Bull não foi o único destaque da prova em Monza.

Se Verstappen brilhou, outros nomes tiveram desempenhos para se lamentar. Fora da zona de pontuação, o domingo foi de decepção para parte do grid da F1.

Confira quem fechou o GP da Itália em alta ou em baixa:

EM ALTA

  • Max Verstappen: Tudo dá certo para o holandês. Mesmo sem ser brilhante, Verstappen contou com uma ajudinha do safety car no fim para vencer pela primeira vez o GP da Itália. Poderia até ser ameaçado por Charles Leclerc no fim, mas o carro-madrinha evitou qualquer transtorno.
  • Ferrari: Faltou sorte à escuderia nas últimas voltas, mas a Ferrari teve um final de semana em que fez sua parte à perfeição. Liderou dois treinos livres, conquistou a pole position com Charles Leclerc e teve um desempenho digno de uma vitória. Se não fosse o safety car no fim...
  • Nyck de Vries: De última hora, o holandês substituiu Alexander Albon na Williams – e não decepcionou. Com o nono lugar em Monza, somou dois pontos logo na primeira corrida, igualando o melhor resultado do time no ano. Acabou vencendo a votação de melhor piloto do dia.
  • Pierre Gasly: O francês largou da quinta posição e cruzou a linha de chegada em oitavo. Depois de uma sequência de cinco corridas seguidas sem pontos na AlphaTauri, o piloto pontuou pela segunda vez em três etapas.
  • Guanyu Zhou: A Alfa Romeo vinha de seis corridas consecutivas sem somar pontos. Em Monza, encerrou a má fase graças ao décimo lugar de Guanyu Zhou. Foi apenas a terceira vez na temporada que o piloto chinês terminou entre os dez primeiros.

EM BAIXA

  • Alpine: A equipe francesa viu chegar ao fim sua série de 11 corridas consecutivas somando pontos. Fernando Alonso abandonou, com suspeita de um problema de pressão de água, enquanto Esteban Ocon ficou na 11ª posição. Apesar de seguir na quarta posição do Mundial de construtores, viu a McLaren tirar alguns pontos de diferença.
  • Aston Martin: Pela primeira vez no ano, abandonou uma corrida com os dois carros. Sebastian Vettel teve problemas mecânicos, enquanto Lance Stroll recolheu para poupar equipamento diante do fraco desempenho. Mesmo na penúltima posição entre os times, havia somado pontos em 10 das últimas 12 etapas.
  • Nicholas Latifi: O canadense da Williams segue como o único piloto titular de toda a temporada sem pontuar. No caso do GP da Itália, especificamente, foi ofuscado pelo desempenho de Nyck de Vries, que conquistou o nono lugar logo na estreia.
  • Valtteri Bottas: É a sétima corrida consecutiva em que Bottas não pontua. Para efeito de comparação, o finlandês somou pontos em sete das nove primeiras etapas do ano. Ainda é o décimo colocado no Mundial de pilotos, com alguma vantagem para o 11º colocado (46 pontos, contra 22 de Pierre Gasly), mas tem decepcionado.
  • Haas: Depois de um começo empolgante de temporada, a equipe norte-americana estagnou. Já são cinco corridas consecutivas sem pontuar – a pior sequência da atualidade entre os times. A vantagem para a AlphaTauri agora é de apenas um ponto: 34 a 33.

Notícias

Carregar mais