Uma largada ruim custou a Max Verstappen a liderança no início do Grande Prêmio da Inglaterra neste domingo (9). Mas a surpresa durou pouco tempo.
Pole position da prova em Silverstone, o holandês da Red Bull perdeu a posição para Lando Norris logo no começo da prova. E por pouco não foi superado também por Oscar Piastri, companheiro do britânico na McLaren.
“Eu estava fazendo um pouco de drift na quinta-feira com o marketing (da Red Bull), e senti como se estivesse fazendo aquilo também na largada, que não foi muito boa – foi bem ruim. Vamos analisar, porque acho que as últimas largadas foram muito melhores, na verdade, e a de hoje não foi grande coisa”, analisou Verstappen, que venceu a corrida após recuperar a liderança na quinta volta.
Na comparação, Norris largou melhor: reagiu em 0.023, contra 0.026 de Verstappen. Mesmo assim, o holandês se manteve próximo, e aproveitou para abrir o DRS na quinta volta, recuperando a primeira colocação.
“Mas pelo menos isso (largada) deixou as coisas mais animadas. Eu tive que correr atrás”, disse o vencedor da prova, que não enfrentou muita resistência de Norris ao tentar a ultrapassagem. “Lando não resistiu muito, foi legal comigo, mas depois ele veio atrás de novo com o DRS, então ele tinha muito ritmo hoje. Ele foi muito bem hoje”, elogiou.
A vitória ampliou o domínio da Red Bull na temporada 2023 da F1: em dez corridas, foram dez vitórias, sendo oito de Verstappen e duas de Sergio Pérez. A dupla ocupa as duas primeiras posições no Mundial de pilotos, respectivamente com 255 e 156 pontos.
“É claro, estou muito feliz por termos vencido de novo”, disse o bicampeão. “Quero dizer, 11 vitórias consecutivas para a equipe, acho que isso é muito incrível”, acrescentou o holandês, que encerrou a temporada 2022 com vitória no GP de Abu Dhabi.