O quarto lugar no Grande Prêmio da Inglaterra foi o melhor resultado de Oscar Piastri desde que estreou na Fórmula 1, no início da temporada 2023. Mas a percepção na McLaren é de que o australiano poderia – e deveria – ter alcançado um resultado ainda mais positivo.
“Honestamente, deveríamos ter conquistado o segundo e o terceiro lugares”, disse Lando Norris, segundo colocado na prova. “Oscar fez um trabalho incrível durante todo o fim de semana e deveria ter sido o terceiro lugar hoje (domingo) sem o safety car. Então, é uma pena. Ele merecia isso.”
Piastri largou da terceira colocação e chegou a brigar pela segunda posição na primeira volta, pressionando Max Verstappen (Red Bull). No entanto, o holandês – que foi pole position – se protegeu, conseguiu manter a posição e voltou ao primeiro lugar ao passar Norris na quinta volta.
O australiano largou com pneus médios e apostou em uma estratégia de uma parada, entrando nos boxes na volta 29 para colocar pneus duros. A decisão, no entanto, acabaria por favorecer Lewis Hamilton: o britânico da Mercedes ganhou tempo em cima de Piastri e aproveitou um safety car para trocar pneus na volta 33, voltando em terceiro.
“Foi realmente uma pena para Oscar. Ele deveria ter subido ao pódio, mas o timing do safety car significou que perdemos uma posição e ele terminou em quarto”, avaliou o chefe de equipe da McLaren, Andrea Stella. “Mas nada disso anula o forte final de semana que ele teve e a corrida incrível que ele disputou.”
Apesar de ficar fora do pódio, Oscar Piastri comemorou o resultado. Até então, o melhor desempenho do estreante havia sido o oitavo lugar no GP da Austrália.
“É claro que foi um pouco frustrante com o safety car – eu achei estávamos na briga pelo pódio durante boa parte da corrida, então isso machuca um pouco. Mas estou muito feliz que tenha machucado porque (o objetivo) era um pódio”, disse.
“Tendo em vista onde começamos neste ano, estou muito, muito feliz. É um resultado incrível para a equipe. Foi incrível andar na frente de novo, e eu mal posso esperar por mais”, completou.