O fim de semana do Grande Prêmio da Hungria, entre os dias 21 e 23 de julho, marcará a estreia de uma novidade na Fórmula 1: um novo formato de classificação, com um tipo de pneu para cada uma das três etapas.
Trata-se da ATA (sigla em inglês para Alocação Alternativa de Pneus). A proposta estava prevista para ser testada no GP da Emilia-Romagna, mas o cancelamento da prova em abril após as fortes chuvas no norte da Itália causou o adiamento dos planos.
Conforme previsto para a etapa de Ímola, a classificação em Hungaroring terá um tipo de pneu para cada etapa. O Q1 terá feito apenas com pneus duros (brancos), o Q2 terá apenas pneus médios (amarelos) e o Q3 será realizado com pneus macios (vermelhos).
Desta forma, a Pirelli afirma que conseguirá reduzir o número de conjuntos de pneus slicks oferecidos para cada piloto ao longo do final de semana. A novidade tem caráter provisório e será testada também no GP da Itália, entre os dias 1 e 3 de setembro.
Durante o fim de semana do GP da Hungria, os pilotos poderão utilizar os pneus C3 (branco, duro), C4 (amarelo, médio) e C5 (vermelho, macio). A lista foi divulgada pela própria Pirelli, que também já anunciou os pneus que serão usados no GP da Bélgica, entre 28 e 30 de julho: C2 (branco, duro), C3 (amarelo, médio) e C4 (vermelho, macio).