Max Verstappen teve um desempenho sólido neste domingo (31) para vencer o Grande Prêmio da Hungria, no circuito de Hungaroring.
Largando da décima posição, com pneus macios, o holandês da Red Bull apostou em uma estratégia com duas paradas nos boxes – em ambas, colocou pneus médios. Nas paradas, levou a melhor sobre os carros da Ferrari, assumindo a liderança na volta 52 quando Lewis Hamilton (Mercedes) foi para os boxes. A partir daí, não foi mais incomodado pelos rivais.
“Acho que ninguém esperava de verdade por isso, mas dissemos para nós que precisávamos ficar calmos antes da corrida, e acho que fizemos isso: tomamos as decisões corretas”, disse Verstappen.
Curiosamente, a decisão de largar com pneus macios foi do próprio Verstappen, e não da Red Bull. Se dependesse da equipe, a escolha teria sido outra.
“Nós estávamos planejando largar de pneus duros, mas quando eu fui para o grid com pneus macios, e já estava sofrendo com aderência, eu pensei: ‘De jeito nenhum que eu vou largar de pneus duros’”, disse.
“É mérito também da equipe. Nós planejamos nossa estratégia com pneus duros, e então eu disse: ‘OK, vamos trocar para os macios’. Tivemos muita confiança. Fiquei muito feliz por termos feito isso, porque o pneu duro estava muito ruim e eu pude ver que Charles (Leclerc) e Carlos (Sainz) estavam derrapando muito. Depois que nós decidimos pelos pneus macios, (pneus duros) nunca foram uma opção”, completou.