Guanyu Zhou pediu desculpas pelo acidente que provocou na largada do Grande Prêmio da Hungria (23), no último domingo. Na batida, o chinês da Alfa Romeo acabou causando um impacto que, mais tarde, tirou da prova as Alpine de Esteban Ocon e Pierre Gasly.
Zhou largou em quinto, mas teve problemas e perdeu muitas posições. Ao conseguir arrancar, ficou atrás da AlphaTauri de Daniel Ricciardo. No entanto, perdeu o ponto da freada e acertou a traseira do carro do australiano – segundo ele, por estar em uma zona de “ar sujo”, marcada pela turbulência aerodinâmica em pontos com muito tráfego.
“Acho que estava no ar sujo antes de frear e todos se amontoaram. Eu realmente não consegui parar mais porque a frente (do carro) estava travando. Peço desculpas por o que aconteceu com pilotos que foram atingidos na batida”, disse o piloto do carro 24, em declarações publicadas pelo site da F1 nesta segunda-feira (24).
O toque de Guanyu Zhou fez com que Daniel Ricciardo atingisse a Alpine de Esteban Ocon – que, por sua vez, atingiu o carro do companheiro de equipe, Pierre Gasly. O carro de Ocon saiu parcialmente do chão e sofreu uma quebra de assento com o impacto, levando o francês para exames no centro médico. No fim, a dupla da equipe francesa abandonou, Ricciardo foi o 13º e Zhou foi o 16º.
Mesmo com a boa posição no grid, o piloto chinês não conseguiu ganhar posições após a largada ruim, classificando a corrida como “complicada”.
“Acho que tive alguns danos na asa dianteira. Acho que houve alguma rachadura lá”, apontou. “É difícil ganhar posições nesta pista particularmente, então não foi um bom dia”, acrescentou.