Organização do GP da Holanda quer reduzir número de sinalizadores na torcida

Dirigentes alertam para riscos a saúde e impacto na visibilidade de pilotos

Da redação

A organização do Grande Prêmio da Holanda quer convencer o público – especialmente os fãs de Max Verstappen – a levar menos sinalizadores para as arquibancadas de Zandvoort. O circuito receberá neste final de semana a 13ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Confira o vídeo acima.

Desde a retomada da prova em 2021, a fumaça alaranjada proporcionada pelos torcedores de tornou uma imagem marcante no circuito. Os responsáveis pela programação, no entanto, querem evitar danos à saúde para os próprios torcedores, assim como problemas de visibilidade e acidentes na pista.

“Por causa da popularidade do esporte e de Max, os fãs trouxeram estes sinalizadores para o GP da Áustria há alguns anos. A imagem ficou ótima na TV”, reconheceu Imre Van Leeuwen, diretor do GP da Holanda, ao site Motorsport.com.

“Agora, você vê tantos que isso se tornou perigoso e não é bom para a saúde. Temos que informar as pessoas agora que você não é um bom torcedor se você tem um sinalizador – você é um bom torcedor se não tem um sinalizador. E se você vir um sinalizador, dizer: ‘isso é ruim para a minha saúde’”, acrescentou.

“Isso também é perigoso para os pilotos. Salvo engano, dois anos atrás, durante a volta de aquecimento de pneus na Áustria, os pilotos tinham pouca visibilidade. E isso é algo que um torcedor normal não sabe. Eles apenas viram dois caras com um sinalizador, depois eram quatro caras, depois oito, depois 16 e 32. Agora, temos que interromper isso.”

Uso de sinalizadores ganhou força entre fãs nos últimos anos (Imagem: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Segundo Imre Van Leeuwen, a organização do GP da Holanda pretende divulgar mensagens em painéis na etapa de 2023 para pedir que o público evite o uso de sinalizadores ao longo da programação. Comunicação fixa e mensagens de WhatsApp também devem ser utilizadas.

“Tentamos nos comunicar durante o dia por telas de LED”, disse. “Elas são boas para o entretenimento e também boas para informar ao fã como se comportar como um bom fã.”

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.