Lewis Hamilton, da Mercedes, foi punido por atrapalhar Sergio Pérez durante o Q1 da classificação para o GP da Holanda. A informação foi divulgada pela Fórmula 1 na tarde deste sábado (24). Com isso, Hamilton perde três posições no grid de largada, saindo de 12º para 15º.
Alexander Albon, por sua vez, foi desclassificado por causa de irregularidades na sua Williams. Ele poderá correr em Zandvoort, mas precisará largar dos boxes (entenda a situação mais abaixo).
A corrida no Circuito de Zandvoort acontece neste domingo (25), com transmissão de Band.com.br e Bandplay a partir das 9h30 (de Brasília), ao vivo e de graça.
O incidente entre Hamilton e Pérez aconteceu quando o piloto da Mercedes estava em uma volta lenta no Q1, de retorno aos boxes, e atrapalhou o carro da Red Bull.
Pérez reagiu imediatamente pelo rádio: “Que diabos esse idiota está fazendo?”.
A situação foi levada para a Direção de Prova, que ouviu os dois pilotos, analisou o ocorrido e decidiu punir Hamilton com três posições na largada.
Albon largará dos boxes
Albon foi desclassificado depois que a FIA apontou que o assoalho de sua Williams não estava dentro das medidas regulamentadas pela FIA.
Com isso, ele perde a oitava colocação que tinha conseguido neste sábado e precisará largar dos boxes, uma vez que terá de usar o assoalho antigo.