A Fórmula 1 anunciou, nesta quarta-feira (4), a extensão do contrato com o GP da Holanda por mais um ano. Com isso, a etapa em Zandvoort fica na categoria até a temporada de 2026, quando aí deixa de vez o calendário. A decisão de sair da F1 foi dos próprios promotores do evento.
O GP da Holanda retornou ao calendário da F1 em 2021, após um ausência de 36 anos. Desde então, experimentou três vitórias do herói local, Max Verstappen (2021, 2022 e 2023). A permanência de Zandvoort no calendário já era tida como duvidosa há um tempo. A renovação significa que o GP holandês erá palco de uma corrida Sprint em 2026.
Robert van Overdijk, diretor do GP da Holanda, explicou a decisão de sair da F1:
“Somos uma empresa privada e operada, e precisamos equilibrar as oportunidades apresentadas pela continuação da realização do evento, contra outros riscos e responsabilidades. Decidimos sair em alta com mais dois incríveis Grandes Prêmios Holandeses em 2025 e 2026. Queríamos dar esse passo, enquanto nosso evento é adorado e apoiado por fãs apaixonados, moradores e a comunidade da Fórmula 1. Quero agradecer a Stefano Domenicali e a toda a equipe da Fórmula 1 pelo trabalho duro que viu várias extensões de contrato concretizadas e o Grande Prêmio Holandês ser um sucesso", disse.
Em 2025, o GP da Holanda está marcado para o fim de semana de 29 a 31 de agosto, logo a pausa para as férias de verão na Europa.