O calor deve ter papel importante na estratégia do Grande Prêmio da França deste final de semana. Pelo menos, na avaliação da Pirelli, fornecedora de pneus da Fórmula 1.
Para a etapa deste final de semana em Paul Ricard, a fabricante distribuirá os pneus C2, C3 e C4 às equipes, de uma gama que vai do C1 (mais duro) ao C5 (mais macio). Desta forma, o C2 será o pneu branco (duro), o C3 será o amarelo (intermediário) e o C4 será o vermelho (macio).
“O GP da França deste ano acontece quase um mês depois com relação ao do ano passado, quando choveu na manhã de domingo, então é justo esperar temperaturas mais quentes”, afirmou Mario Isola, diretor de automobilismo da Pirelli.
O GP da França de 2021 aconteceu em situação peculiar, já que choveu antes da corrida – a prova em si foi disputada com tempo nublado e vento, mas sem chuva. Max Verstappen (Red Bull) venceu, com Lewis Hamilton (Mercedes) em segundo e Sergio Pérez (Red Bull) em terceiro.
No ano passado, a corrida aconteceu em 20 de junho. Desta vez, em 24 de julho, o GP da França será mais afetado pelo verão europeu (21 de junho a 22 de setembro), marcado em 2022 por altas temperaturas e focos de incêndio.
Por isso, a Pirelli está atenta ao impacto das temperaturas nos pneus que a F1 estreou nesta temporada. “A geração de pneus e compostos deste ano é diferente e mais resistente ao superaquecimento do que as versões de 13 polegadas usadas no ano passado, então teremos que ver como isso afeta a estratégia”, completou Mario Isola.