Vettel pilotará Aston Martin de 1922 durante exibição no GP da França

Evento comemora 100 anos de primeira participação da marca em um grande prêmio

Da redação

Evento comemora 100 anos de primeira participação da marca em um grande prêmio (foto) Aston Martin F1
Evento comemora 100 anos de primeira participação da marca em um grande prêmio (foto)
Aston Martin F1

O Grande Prêmio da França deste final de semana será palco de uma comemoração particular da Aston Martin: os 100 anos de participações da marca britânica em grandes prêmios.

A primeira vez que a Aston Martin disputou um grande prêmio foi em 15 de julho de 1922, no Grande Prêmio da França disputado na cidade de Estrasburgo. Na ocasião, a fabricante contou com dois pilotos na prova, os britânicos Clive Gallop e Louis Zborowski, mas ambos abandonaram com problemas de motor. O italiano Felice Nazzaro venceu com um Fiat 804.

Na época, os grandes prêmios ainda eram organizados de forma esparsa. Após a Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945), os organizadores transformaram a então AIACF (Associação Internacional de Automóveis Clubes Reconhecidos) na FIA (Federação Internacional de Automobilismo), unificaram regras e criaram em 1950 o Campeonato Mundial de Fórmula 1.

Para celebrar o centenário, a Aston Martin exibirá do modelo Aston Martin GP (sigla de “green pea”, ou “ervilha” em inglês) que foi utilizado por Gallop e Zborowski na corrida de 1922. O carro será pilotado por Sebastian Vettel neste final de semana em Paul Ricard, palco do GP da França desde 2018.

“Sou apaixonado pela história do esporte, então será muito especial pilotar um dos carros originais da Aston Martin do grande prêmio de 1922 neste final de semana”, comemorou o tetracampeão.

A Aston Martin é a nona colocada do Mundial de construtores, com 18 pontos. Para Lance Stroll, companheiro de equipe de Sebastian Vettel, o centenário pode servir como inspiração para o time em busca de melhores resultados.

“É um evento especial para a equipe, com as comemorações do 100º aniversário da Aston Martin, então esperamos poder conquistar um bom resultado neste final de semana”, afirmou o piloto canadense.

Notícias

Carregar mais