Fórmula 1

F1 testa novos pneus no GP da Espanha, e novidade deve ser adotada em julho

Segundo a Pirelli, programação foi antecipada diante das metas já alcançadas para 2023

Da redação

A Fórmula 1 vai testar novos pneus duros nos treinos livres do Grande Prêmio da Espanha, neste final de semana, em Barcelona. A etapa é a sétima da temporada 2023 da categoria.

Inicialmente, a previsão era de adotar os novos compostos apenas a partir de 2024. Mas a Pirelli, fornecedora oficial da F1, admite usar as novidades já a partir do GP da Inglaterra, em julho.

“(Uma) novidade é a chance que os pilotos terão durante as duas primeiras sessões de treinos livres para experimentar dois conjuntos adicionais de pneus duros, que apresentam a nova construção, e que serão utilizados a partir do GP da Inglaterra”, anunciou Mario Isola, diretor de motorsport da Pirelli.

“Além do uso de um material novo, que já foi homologado após um extenso programa de testes, a especificação mais recente é idêntica à versão anterior. Inicialmente, isso estava previsto para 2024, mas sua introdução agora foi antecipada para tornar a estrutura mais resistente à fadiga, já que as cargas geradas pelos carros atuais já atingiram as metas estabelecidas para o final da temporada após apenas algumas corridas”, acrescentou.

Testes pós-GP da Espanha

Ainda segundo o dirigente, ainda que os objetivos para o fim de 2023 já tenham sido atingidos, a fabricante manterá uma programação de testes em Barcelona após o GP da Espanha.

“Continuamos nossa campanha de testes para 2024 após a corrida, com Mercedes e Ferrari na pista por mais dois dias enquanto desenvolvemos os compostos para o próximo ano”, informou.

A escolha pelo Circuito da Catalunha para os testes foi bastante comemorara por Mario Isola. O local já foi usado na pré-temporada da Fórmula 1 e recebeu elogios do dirigente.

“Tradicionalmente, Barcelona tem sido um dos locais mais utilizado para testes, tanto para carros quanto para pneus. É uma pista completa, com vários tipos diferentes de velocidades e curvas, com uma reta muito longa. Como resultado, a eficiência aerodinâmica é fundamental para ser competitivo”, disse.

“O último setor foi modificado para este ano, voltando ao layout original, sem uma chicane final. Isso a torna uma pista muito mais fluida agora e também aumenta a velocidade de entrada na reta principal”, completou.

Pneus escolhidos para o GP da Espanha

Para o GP da Espanha de 2023, a Pirelli escolheu os pneus C1 (branco, duro), C2 (amarelo, médio) e C3 (vermelho, macio) para oferecer às equipes. A expectativa é de que os pilotos possam encontrar diferentes estratégias para a prova.

“Há dois trechos, a curva 3 e a curva 9, que são particularmente exigentes em termos de forças laterais exercidas sobre os pneus. Escolhemos os mesmos três tipos de pneus da abertura da temporada no Bahrein, mas é importante lembrar, quando comparado ao ano passado, o C1 deste ano é um composto totalmente novo, projetado especificamente para preencher a lacuna entre o pneu mais duro da gama - agora chamado de C0 - e o C2”, lembrou Mario Isola.

“Em teoria, isso deve dar às equipes uma gama maior de escolhas estratégicas, já que o composto mais duro disponível no ano passado não foi usado na corrida”, acrescentou.

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