Uma disputa por posições nas últimas voltas do Grande Prêmio da Espanha custou pontos a Yuki Tsunoda.
Na abertura da volta 59, de um total de 66, Guanyu Zhou tentou ultrapassar o japonês da AlphaTauri, em disputa pela nona colocação. No entanto, Tsunoda aproveitou a preferência da curva para a direita e fechou o espaço para o rival da Alfa Romeo, que acabou fora da pista.
No fim, a direção de prova deu uma punição de 5 segundos para Tsunoda, que perdeu o nono lugar e acabou na 12ª posição. Zhou herdou a colocação, e Pierre Gasly (Alpine) completou a zona de pontuação em décimo.
“Estou muito desapontado e frustrado. Acho que a punição que me foi dada por forçar outro piloto para fora da pista foi dura, mas é algo que tenho que aceitar. Havia pouco espaço, mas acredito que era suficiente”, lamentou.
“Do lado positivo, a equipe fez um trabalho fantástico para melhoras as questões de freios que vínhamos tendo e para me colocar na briga por pontos nos últimos dois finais de semana de corrida. Isso mostra que o carro está melhorando e que o trabalho duro está valendo a pena”, completou.
Com dois pontos na temporada 2023, Tsunoda não pontua há três corridas. Ele foi 11º no GP de Miami e 15º em Mônaco, antes do 12º lugar em Barcelona.
A AlphaTauri reconheceu a responsabilidade de Yuki Tsunoda na punição. No entanto, elogiou o desempenho do piloto japonês.
“Yuki pilotou fantasticamente. Ele conseguiu permanecer com (Esteban) Ocon durante a maior parte da corrida, o que foi encorajador a respeito de nosso ritmo de corrida”, analisou Guillaume Dezoteux, diretor de performance do carro da AlphaTauri.
“Infelizmente, enquanto se defendia de Zhou na curva 1, ele não deixou espaço suficiente no ápice (da curva) e recebeu uma punição de 5 segundos por isso, terminando em 12º lugar”, completou.