O Grande Prêmio da Bélgica pode ficar fora do calendário da Fórmula 1 em 2023, mas a expectativa para 2022 é de um fim de semana desafiador em Spa-Francorchamps.
A avaliação é de Mario Isola, diretor de automobilismo da Pirelli, fornecedora oficial de pneus da categoria. Para o dirigente, as mudanças recentes pelas quais a pista passou oferecem o cenário ideal para uma disputa bastante exigente para os pilotos.
Entre as principais novidades de 2022, a pista ganhou novo asfalto em curvas como Eau Rouge e Raidillon, que tiveram as áreas de escape alargadas. O traçado ainda foi recapeado em outros trechos e ganhou uma nova curva na saída da reta Kemmel.
“Este ano, Spa passou por algumas das maiores mudanças que vimos desde que começamos a ir para lá na era moderna da Fórmula 1. Mas sabemos o que esperar graças à corrida de 24 Horas do mês passado - nosso maior evento do ano em termos de pessoas e pneus – além de algumas amostras de asfalto que coletamos”, disse Isola.
“Ainda temos um novo asfalto em cinco curvas e há algumas novas áreas de escape de cascalho em quatro, que estão muito mais próximas da lateral da pista. Os pilotos precisarão prestar mais atenção aos limites de pista, e também há uma chance maior do cascalho afiado ser arrastado para o traçado”, acrescentou.
O GP da Bélgica é a 14ª etapa da temporada 2022 da Fórmula 1, com treinos livres a partir desta sexta-feira (26). Após três finais de semana de folga da categoria, Mario Isola acredita em um palco de bom tamanho para o aguardado retorno.
“A natureza épica de Spa permanece inalterada, com todos os desafios tradicionais que tornam o circuito tão emocionante”, acredita.