Fernando Alonso se mostrou arrependido de ter chamado Lewis Hamilton de “idiota” após o acidente envolvendo os dois pilotos na primeira volta do Grande Prêmio da Bélgica do último domingo (28), em Spa-Francorchamps.
O espanhol da Alpine superou a pancada e foi o quinto colocado, enquanto o britânico da Mercedes acabou abandonando com problemas decorrentes da pancada – da qual admitiu ter sido responsável.
Em declarações ao site Motorsport.com, Alonso se mostrou incomodado com a repercussão do caso, insinuando uma pressão por parte da imprensa britânica contra pilotos latinos.
“Quando você diz algo – e eu sinto muito repetir isso – contra um piloto britânico, há um grande envolvimento posterior da mídia. Já falaram muitas coisas de Checo (Pérez), de Carlos (Sainz), de mim”, reclamou o bicampeão.
“Se você fala algo a um piloto latino, tudo é um pouco mais divertido. Quando você fala algo para os outros, é um pouco mais sério”, acrescentou.
Apesar do desabafo, Alonso pediu desculpas a Hamilton, a quem descreveu como “uma lenda de nosso tempo”.
“Sim, eu peço desculpas. Eu não estava pensando no que eu disse”, afirmou.
“Acho que não tinha muito a quem culpar no momento, para ser honesto, olhando nos replays e tudo mais. É um incidente de primeira volta, estamos todos muito próximos”, acrescentou o piloto da Alpine, recuando também na crítica que fez ao afirmar que Hamilton só anda bem quando larga do primeiro lugar – o britânico foi o quarto do grid em Spa-Francorchamps, enquanto Alonso foi o terceiro.
“Eu não acredito nisso. Quero dizer, não se trata de acreditar ou não: há fatos que não são assim. Então, é algo que você diz no calor do momento. Mas, como eu disse, nada do que eu disse é verdade, ou há fatos que são completamente o oposto. Eu tenho um grande respeito (por Hamilton)”, acrescentou.
Na chegada a Zandvoort para o GP da Holanda, Alonso e Hamilton se encontraram. O britânico havia publicado nas redes sociais a imagem de um boné autografado que daria ao espanhol. Em imagem divulgada pela Mercedes nesta quinta-feira, os dois aparecem sorridentes, com o boné nas mãos do bicampeão.
“Veja quem passou por aqui”, escreveu a Mercedes, selando as pazes.