Os três primeiros colocados do Grande Prêmio da Áustria deste domingo (10) foram advertidos por violações do código esportivo da FIA. Charles Leclerc (Ferrari), Max Verstappen (Red Bull) e Lewis Hamilton (Mercedes) foram multados, mas as multas foram suspensas e só serão aplicadas a cada um em caso de reincidência.
Segundo os documentos emitidos pela FIA, os três foram denunciados por terem contato com terceiros durante o regime de parque fechado dos carros. A imprensa especializada relatou que cada um deles teve contato com os respectivos fisioterapeutas depois da corrida.
Leclerc, Verstappen e Hamilton foram ouvidos pela organização. Posteriormente, cada um foi multado em 10 mil euros (R$ 53,6 mil), o que não será cobrado por enquanto.
“Os comissários receberam um relatório do delegado de mídia, que foi posteriormente confirmado por vídeo, de que fisioterapeutas/assistentes de pilotos dos três primeiros colocados entraram no parque fechado sem permissão e em violação do procedimento que foi publicado antes da corrida ‘para a apropriada condução do evento’. Em parte, isso evita a entrega de itens aos pilotos antes da pesagem”, diz o texto.
“O concorrente é multado em 10 mil euros, o que será suspenso pelo restante da temporada até qualquer nova violação do procedimento, e os competidores são avisados de que as credenciais dos indivíduos envolvidos podem ser revogadas em caso de violação sistêmica”, alertou.