Sebastian Vettel é multado após deixar reunião do GP da Áustria mais cedo

Apesar de veredito, FIA suspendeu punição, que só deve ser aplicada em caso de reincidência

Da redação

Apesar de veredito, FIA suspendeu pena, que só deve ser aplicada em caso de reincidência Aston Martin F1
Apesar de veredito, FIA suspendeu pena, que só deve ser aplicada em caso de reincidência
Aston Martin F1

Sebastian Vettel se desentendeu na noite desta sexta-feira (8) com a direção de prova do Grande Prêmio da Áustria, no Red Bull Ring.

O alemão da Aston Martin teria se incomodado durante reunião com o diretor da prova da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Niels Wittich, e saiu mais cedo do recinto.

Sob alegação de violação de regras esportivas, a FIA então anunciou uma multa de 25 mil euros (quase R$ 135 mil) para Vettel – que, no entanto, foi suspensa e só deverá ser cobrada em caso de reincidência. O tetracampeão posteriormente se desculpou com Wittich pelo incidente.

“Os pilotos não são livres para sair quando quiserem, sendo isso uma violação do requerimento de comparecimento. Pilotos neste nível são modelos para todos os pilotos ao redor do mundo e, na opinião dos comissários, Vettel não conseguiram cumprir esse padrão neste caso”, diz o veredito publicado pela FIA.

“Posteriormente, Vettel teve uma reunião com o diretor de prova, que informou aos comissários que Vettel se desculpou sem reservas e que, além disso, eles tiveram uma conversa muito construtiva sobre os tópicos da reunião e muito mais. Os comissários determinam que há uma violação, que não pode ficar sem penalidade, mas que com base no relatório do diretor de prova existem fatores de mitigação”, acrescenta o documento.

Último colocado da qualificação desta sexta-feira, Vettel teve problemas na corrida sprint deste sábado, quando rodou durante uma disputa de posição com Alexander Albon (Williams). O alemão acabou abandonando na 21ª volta.

Mais punições?

Outros pilotos estão sendo avaliados pelos comissários do GP da Áustria, mas por outro motivo.

Mick Schumacher (Haas), Daniel Ricciardo (McLaren), George Russell (Mercedes) e Esteban Ocon (Alpine) teriam recebido mensagens das respectivas equipes durante a segunda volta de apresentação da corrida sprint, o que é vetado pelo regulamento da FIA.

Os quatro deverão se encontrar com os comissários ainda neste sábado para discussão do caso.

Notícias

Carregar mais